1. Quem ensinou os militares brasileiros a torturar?
No primeiro episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, o jornalista Marcelo Godoy responde à pergunta: quem ensinou os militares brasileiros a torturar durante a ditadura (1964-1985)? Godoy é autor do livro A Casa da Vovó – Uma Biografia do DOI-Codi (1969-1991), O Centro de Sequestro, Tortura e Morte da Ditadura Militar (Editora Alameda), vencedor do prêmio Jabuti 2015 de Livro do Ano de não ficção e premiado como melhor ensaio social pela Fundação Biblioteca Nacional.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=2PazQesf15g
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=N7qYklNloFQ
2. Os palestinos têm direito à insurreição?
No segundo episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, o jornalista Breno Altman analisa o conflito entre Israel e Palestina. Para o diretor editorial de Opera Mundi, os palestinos têm direito à inssureição frente aos abusos militares e à ocupação colonial de Israel. Todos têm o direito de lutar, pacificamente ou militarmente, quando a soberania do povo é tutelada ou atropelada por um Estado estrangeiro”, afirma.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=I1R-77vJIl0
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=w0-GpQUP9V8
3. Qual o futuro da saúde global?
No terceiro episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Deisy Ventura, professora de Relações Internacionais da USP, discute o futuro da saúde global. Para a especialista em direito internacional, interesses privados e direitos humanos irão polarizar a disputa pelos sistemas de saúde ao redor do mundo. Nos próximos anos, atores políticos e movimentos sociais serão mobilizados a discutir os processos de privatização, redução de orçamento da saúde, sucateamento e internacionalização da saúde”, afima.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=I0wqoMlr-2o
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=hvPvsa58NhQ
4. Por que o mundo precisa combater a intolerância religiosa?
No quarto episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Magali Cunha, professora de Comunicação Social da Universidade Metodista, explica como o mundo precisa combater a intolerância religiosa. Para a jornalista, garantir que o Estado seja laico é fundamental para que a liberdade de crença seja respeitada. Combater a violência contra manifestações de fé, afirma, faz parte do “processo de construção da democracia”. “A liberdade religiosa é um direito humano. para superar a intolerância religiosa é preciso trabalhar pela garantia do direito humano de crer ou não crer”, afirma.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=_H0o-KuU-iI
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=IJ4qD3Vx6So
5. Qual é a imagem do Brasil no exterior?
No quinto episódio da terceira temporada da Aula Pública, Daniel Buarque discute qual é a imagem do Brasil no exterior. Para o jornalista e mestre pelo King's College de Londres, com a série de mudanças econômicas e sociais nos últimos anos, o país não é mais visto como “exótico e desconhecido” pela comunidade internacional. “O Brasil passou a ter visibilidade e ser entendido por ter sua própria cultura, sociedade e economia”, diz Daniel, que utiliza reportagens sobre o Brasil na imprensa estrangeira como objeto de pesquisa.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=DZKiYeBFdE4
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=5IdH-Ga_Mfw
6. Derrota do chavismo na Venezuela significa o fim do Foro de SP?
No sétimo episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Valter Pomar, professor de Relações Internacionais da UFABC, discute a derrota eleitoral de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, nas eleições parlamentares realizadas no começo de dezembro e o futuro da esquerda na América Latina. Para o historiador, o revés político na Venezuela mostra que o Foro de São Paulo e o campo progressista precisarão de novas estratégias para lidar com a ofensiva conservadora na região.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=1qC3BYBLW_w
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=JoCVj9ilolc
7. Qual é o futuro da Argentina após fim da era Kirchner?
No sexto episódio da terceira temporada da Aula Pública, Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC, discute o futuro da Argentina após o fim da era Kirchner (2003-2015). Para o especialista em América Latina, na contramão de avanços sociais com Néstor e Cristina, o presidente Maurício Macri irá implementar um novo ciclo de liberalização econômica, levando o país à recessão.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=4thtBIWwAHY
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=QUxktHOnpkc
8. Como o mundo deve lidar com os desastres naturais?
No oitavo episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Fernando Nogueira, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais da UFABC, discute como o mundo deve lidar com desastres naturais. Para o geólogo, o poder público precisa desenvolver ações que entendam os processos de risco, apontando para um plano de resposta e prevenção de catástrofes.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=DczQ-rEmpIw
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=dLRfH-FGEJI
9. Como o Estado Islâmico influencia a geopolítica mundial?
No 9º e último episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Giorgio Romano, professor de Relações Internacionais da UFABC, discute os impactos do Estado Islâmico na geopolítica mundial. Para o especialista em política externa, com uma combinação de fatores políticos que impedem uma ação conjunta, o grupo extremista consegue radicalizar a violência, pois não enfrenta resistência para continuar a se expandir.
Assista ao segundo bloco: https://www.youtube.com/watch?v=oqcSVqjJGJU
Assista ao terceiro bloco: https://www.youtube.com/watch?v=yaaTXCIjFmU
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