Índia propõe a criação de banco do BRICS

Proposta será discutida em Nova Délhi na próxima semana

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Líderes das nações do BRICS na cúpula de 2011. Imagem Wikimedia Commons

A criação de um banco do BRICS será prioridade na agenda do encontro de representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, no dia 28 de março, em Nova Delhi, na Índia. O país sede da conferência acredita que a criação conjunta de um banco é um passo natural para acompanhar o crescente poder econômico do bloco, e que poderia fortalecer a posição do BRICS como um forte ator no cenário global. 

Os especialistas ouvidos pela agência de notícias IPS acreditam que "a ideia de um banco que financie projetos nestes países é um sinal de crescente auto-determinação e independência ou interdependência entre as economias emergentes", e que a instituição poderia contrabalançar o peso dos poderes econômicos mundiais, mesmo que sua criação seja difícil. "As nações do BRICS tem pesos econômicos diferentes, e encontrar o equilíbrio para evitar que um ou alguns membros dominem o cenário pode ser um desafio. (...) O BRICS é unidade na diversidade, e estes novos passos em busca de uma cooperação mútua podem ser complicados. Portanto, é interessante acompanhar o desenvolvimento da ideia para entender melhor o mecanismo de sua implementação."

A instituição seria "uma maneira de as nações emergentes escaparem do domínio do Banco Mundial e do FMI", e também poderia, "além de ser uma instituição financeira para os membros do BRICS, apoiar projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento na África, Ásia e América Latina". 

Leia o artigo completo, em inglês, no site da agência de notícias IPS.

 

Assine a revista Samuel. Apoie a imprensa independente.

 
Licença CreativeCommons: Atribuição CC BY

Outras Notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

A música nos livros

A música nos livros

Música clássica, música popular, música engajada, música e política, música num romance policial. Se você gosta de música, não pode deixar de conhecer esses 20 títulos da editora Alameda. Clique aqui e confira. O frete é grátis.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias