No dia 16 de agosto de 2012, agentes da polícia sul-africana abriram fogo contra mineradores em greve que protestavam contra os abusos e as péssimas condiçoes de trabalho na cidade de Marikana, no centro-leste do país. Com 34 mortos e 78 feridos, o Massacre de Marikana é considerado o episódio de maior violência por parte das forças de segurança sul-africanas contra civis desde o fim do apartheid.
Para o jovem artista sul-africano Lehlohonolo Dhlamini, Marikana instiga o instinto do artista em re-narrar aquilo que desafia a compreensão. Sua obra “Unexpected is always upon us” é dedicada à tragédia: “um mar de mineradores em protesto, lanças e bastões em mãos. Os trabalhadores estão vivos e são vitais. Sobre a cena pairam cerca de sete figuras sombrias e a escuridão da indústria mineradora sul-africana”, descreve o site Daily Maverick.
“Unexpected is always upon us”, imagem via Lehlohonolo Dhlamini
Dhlamini tem dedicado seus pinceis à realidade de seu país. Ele busca retratar a necessidade da superação das adversidades para a realização pessoal de cada indivíduo e, consequentemente, da África do Sul como nação. O artista acredita que autoconhecimento é essencial nesse percurso: “Você pode passar por tanta coisa, mas no fim do dia você continua sendo quem você é. Esse conhecimento pode ajudar a manter o equilíbrio em diferentes situações e circunstâncias. Você pode avaliar como deve ser e o que seria melhor para você, independentemente das circunstâncias que estão à sua volta.”
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