Imagem por Will Meredyth
Há 30 anos, a rede americana de supermercados Whole Foods vem mostrando ao mundo que é possível inovar, crescer e ganhar muito dinheiro com responsabilidade social, engajamento ambiental e absoluto respeito a clientes, funcionários e fornecedores. Hoje, a rede de John Mackey é um dos mais conhecidos e vistosos símbolos do chamado capitalismo consciente e da ideia de que só há lucro verdadeiro se for para todos.
A matéria publicada na revista Trip traz um relato sobre a variedade de produtos disponíveis em uma das lojas da marca, em Miami, – da enorme seleção de cervejas, chás e pães artesanais, passando por salsichas, hambúrgueres e patas de caranguejo pré-cozidas, a produtos de higiene e limpeza – todos certificados como orgânicos e não agressivos ao meio ambiente. A preocupação com a sustentabilidade do empreendimento também contempla a responsabilidade social no quesito contratação e administração de funcionários.
A experiência do Whole Foods também se mostra lucrativa. Em 2012, a margem de lucro foi de 3,49%. Ou seja, para cada dólar recebido, 3,49 centavos ficaram para a empresa. Para uma rede de supermercados, é expressivo. O Wal Mart registrou 3,03% no mesmo período, enquanto na rede Safeway, a margem de lucro foi de1,59%.
Prateleiras longas e cheias de itens identificados com os princípios da rede (ver abaixo) fazem da experiência de compra no Whole Foods algo mais do que uma simples ida ao supermercado. Exige dos clientes um nível de envolvimento muito maior. Eles, provavelmente, gastam muito mais tempo (e dinheiro) nas compras. Em contrapartida, também podem se beneficiar de fazer parte de uma cadeia de produção e comércio baseada na sustentabilidade.
Os princípios do Whole Foods
1 – Vendemos produtos naturais e orgânicos da mais alta qualidade disponíveis
2 – Satisfazemos e deliciamos nossos clientes
3 – Investimos na excelência e felicidade da nossa equipe
4 – Criamos valor por meio do lucro e do crescimento
5 – Apoiamos as comunidades e encorajamos o envolvimento local
6 – Promovemos o cuidado com os recursos naturais
Os números do Whole Foods:
– 331 lojas
– US$ 9 bilhões de receita em 2010
– 58.300 empregados
– 13 anos na lista das “Melhores Empresas para se Trabalhar” da revista Fortune
– 30 anos como líder no varejo de produtos naturais e orgânicos nos EUA
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