Brasil

ivone-gebara

O povo está na luta pela sobrevivência

Teóloga feminista Ivone Gebara rejeita ideia de que o povo está insensível diante dos retrocessos: “O povo não está apático. Está na luta contínua pela sua sobrevivência”. Ela refuta também a ideia de que não existe formação política de base no país.

AMÉRICA LATINA e CARIBE

Fidel-Castro-Cuba-Flag-Cuban-Flag

Recordando a Fidel Castro

Neste 13 de agosto Fidel estará – como tantas outras vezes – no acampamento de pioneiros de Tarará, compartilhando com eles um bolo e um sorriso de homem feliz, conversando com o Che, evocando a José Martí; reencontrando-se em Cinco Palmas com seu irmão Raúl e outros combatentes, como fez no 18 de dezembro de 1956.

MUNDO

Hoteis 728x90

MULHERES

pretextos_mulheres_negras_mini-630x280

Meios de comunicação e estereótipos versus mulheres

Apesar do avanço em temas de igualdade de gênero, ainda é grave a questão da imagem estereotipada da mulher nos meios de comunicação em escala global e particularmente na América Latina. Isabel Soto Mayedo* Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sobretudo em países desta região, os canais de televisão reproduzem programas…

EDUCAÇÃO

photo-760x360

O efeito curador da arte

Uma infância carente de contato com disciplinas artísticas terá como resultado adultos incompletos. Em toda escola se deve ensinar arte, inclusive nas mais distantes do desenvolvimento. Carolina Vásquez Araya* Escrever, pintar, cantar, tocar um instrumento musical ou executar um passo de dança são formas de comunicação essenciais para o ser humano de qualquer lugar, etnia ou condição. É simplesmente uma…

COMUNICAÇÕES

Mídia-tóxica3

Jornal Nacional, 48 anos contra o Brasil

Toda uma parafernália tecnológica foi apresentada para tentar convencer o telespectador de que o compromisso do Jornal Nacional e da Rede Globo é com o jornalismo, com a “verdade” e com o Brasil.

DIREITOS HUMANOS

ECOLOGIA

ECONOMIA

CO2_Hierbajos-V3-blanc

Economia Verde: O sub prime ambiental

Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho num grande silêncio e a verdade me é revelada. (Albert Einstein) Amyra El Khalili* O sistema financeiro internacional está em crise, enfrentando sérios problemas de credibilidade por fraudes e corrupções denunciadas…

POVOS INDÍGENAS

photo4907015937320921030

Indígenas protestam contra marco temporal

“Esse marco temporal dá a possibilidade dos fazendeiros invadirem as terras que estão demarcadas, e das que não estão demarcadas não serem nunca. Ele vai trazer muita violência dentro das terras indígenas. Pedimos que o STF enterre essa tese de vez, porque para nós é uma coisa muito grave”, afirma Hozana Puruborá, liderança indígena de Rondônia.

Capital Improdutivo Ladislau Dowbor
0

A Era do Capital Improdutivo – e como superá-la

Como inverter a balança – ou seja, como abordar a luta pela emancipação social na Era do Capital Improdutivo? Aqui, Ladislau destoa tanto do pensamento econômico tradicional quanto de grande parte dos economistas de esquerda, tão autolimitados pelo mito segundo o qual “não há orçamento” para atender às demandas sociais. É preciso, mostra o livro, opor, às lógicas contábeis da “austeridade” e dos “ajustes fiscais”, outras realidades.

DCIM100GOPROGOPR0616.JPG Crônicas
0

Tempo, artesão dos ciclos

Esta é uma historinha do tempo. Uma entre bilhões. No fundo todas as histórias, reais ou fictícias, falam dele. Fiel guardião do nascimento até a nossa morte, amém.

19JUL77 Gustavo Espinoza M.
0

Há 40 anos da greve geral no Peru

A greve de 19 de julho de 1977 não foi feita para restaurar o Peru oligárquico. Nem para assegurar o domínio do capital financeiro, nem preservar os privilégios de uma classe envelhecida e em derrota.

84b24a03a47471fe326ccf498b099511_XL Nils Castro
0

O neocolonialismo no Panamá

La Estrella de Panamá, o jornal mais antigo do país e um dos mais antigos de Nossa América, teve sua morte decretada por Washington mas resiste e requer a solidariedade continental. Trata-se de um jornal tradicionalmente de centro que nunca negou espaço para o pensamento de esquerda.

soberania nacional sob ataque Manchete
0

Soberania violada e ninguém protesta

Defender a soberania é defender em primeiro lugar o povo pois não existe nação sem povo, e sem povo se perde o conceito de nacional. Para recuperar a soberania é preciso devolver às pessoas a capacidade de pensar criticamente, formar os quadros com consciência nacional.

Print Manchete
0

A decadência da democracia passa despercebida

Talvez seja a hora de olhar para a política com novos olhos. O que aprendemos das eleições dos últimos anos? Por que seguimos considerando que eleições equivalem a democracia? Porque assim é como a população pensa.

pes de barro Argentina
0

“Pés de barro”

Rodolfo José Bernat* Na “Enciclopédia da Política”, de Rodrigo Borja, encontramos a definição do…

stella calloni y almagro #VenezuelaSobAtaque
0

Em carta à OEA, Stella Calloni dá aula sobre América Latina

A jornalista e escritora argentina Stella Calloni escreveu uma carta aberta ao Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, uma verdadeira aula de história sobre Nossa América, que deve ser lida por todos os que vivem nesta região e não aceitam a manipulação da informação diária produzida pela mídia comercial conservadora.