Brasil

13895491_1595041340790527_5951254995121900658_n
0

É hora de virar o disco!

O fora este, fora aquele, só nos empurra cada vez mais para baixo. O amargor já cansou. O rancor já cansou. E, como consequência última do clima infernal engendrado por tanta negatividade, a impotência e a abulia que também já cansaram. É hora de virarmos o disco! Celso Lungaretti.*

Ladislau Dowbor

Capital Improdutivo
0

A Era do Capital Improdutivo

Como abordar a luta pela emancipação social na Era do Capital Improdutivo? O economista Ladislau Dowbor destoa tanto do pensamento econômico tradicional quanto de grande parte dos economistas de esquerda, autolimitados pelo mito segundo o qual “não há orçamento” para atender às demandas sociais. Antonio Martins*

Amyra El Kalili

garden-wall-niche-holy-statue-hildegard-von-bingen-herbs-1249351-pxhere.com

O “Fluxograma de Marillac” e o Papa

Talvez o Papa Francisco nunca venha a saber, mas ao nos presentear com a encíclica ecológica Laudato Si, o Papa Francisco nos convida à reflexão e valida o chamamento que já constava das súplicas do coração amoroso e maternal da Irmã Maria do Carmo Costa, minha querida tia Marillac! Amyra El Kalili*

Carlos Russo Jr

thomas-mann-vita-e-opere
0

Thomas Mann e um grito de alerta antifascista

“No nazismo a violência opunha-se à verdade! Pregava-se um abismo entre a verdade e a força, a verdade e a vida, a verdade e a coletividade. Já a democracia se realiza efetivamente em cada um de nós, visto que a política se tornou um negócio de todas as gentes. Ninguém pode afastar-se dela”. Carlos Russo Jr*

AMÉRICA LATINA e CARIBE

EEUU4

O Império tenta separar a “meia lua” da Venezuela

Qualquer tentativa separatista na Venezuela terá como eixo fundamental o estado de Zulia, não só por seus antecedentes separatistas, mas pelo fato de que esse estado conta com reservas certificadas de cerca de 26 bilhões de barris de petróleo e de cerca de 18 trilhões de pés cúbicos de gás. Carlos E. Lupo*

MUNDO

Hoteis 728x90

MULHERES

EDUCAÇÃO

Escolas ou presídios1

Escolas ou presídios: o desafio de Darcy Ribeiro

“Darcy Ribeiro sempre viu longe e certo. Profeta falou aos peixes e os homens não o ouviram. Poderemos recomeçar, para não ter outros vinte anos perdidos?” Luiz Alberto Gómez de Souza* Depois da chacina no presídio de Manaus, “um acidente pavoroso”, no dizer do sempre inapropriado Temer, o governo cambaleante improvisa e fala de construir cadeias, que estarão cada vez mais entupidas de pessoas em condições infra-humanas. Nenhuma menção a…

COMUNICAÇÕES

Campanha-Calar-Jamais

Relatório sobre violações à liberdade de expressão

“Com quase 70 casos de violações a liberdade de expressão relatados, documento da Campanha “Calar Jamais” será encaminhado pelo FNDC / Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação a organismos nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos denunciando os retrocessos no Brasil”.

DIREITOS HUMANOS

El síndrome de Estocolmo que sufre buena parte de la humanidad

A síndrome de Estocolmo afeta boa parte da humanidade

A expressão Síndrome de Estocolmo apareceu em 1973, na Suécia, quando uma das reféns durante um assalto a um banco preferiu ficar ao lado de seu captor em vez de ir com a polícia. Hoje a expressão é utilizada para casos de sequestros, maltrato de gênero, dentro das empresas e em outros casos. Gabriela Amaya*

ECOLOGIA

Somos-el-planeta-del-agua

Geopolítica da água: água para a guerra ou água para a paz?

O Brasil precisa seguir o exemplo dos seus vizinhos bolivianos, equatorianos e uruguaios, e lutar pelo direito à água, compreendendo que a água também tem valor econômico porquanto é vida. Mas que a vida tem um valor inestimável, não tem PREÇO!

ECONOMIA

POVOS INDÍGENAS

Amaro Dornelles

84b24a03a47471fe326ccf498b099511_XL
0

O neocolonialismo no Panamá

La Estrella de Panamá, o jornal mais antigo do país e um dos mais antigos de Nossa América, teve sua morte decretada por Washington mas resiste e requer a solidariedade continental. Trata-se de um jornal tradicionalmente de centro que nunca negou espaço para o pensamento de esquerda.

Fernanda Pompeu

erundina_moreninha
1

Luiza Erundina, reserva moral

Luiza Erundina saiu da prefeitura rigorosamente com a mesma renda pessoal com que entrou. Honestidade raríssima entre seus pares. Sua inteireza moral funciona como receituário para o poder das mulheres em prol de uma sociedade mais igualitária.

Gustavo Espinosa M*

velasco-alvarado-farm2
0

Peru: Velasco Alvarado e os trabalhadores

A CGTP, teve um papel notável nesta etapa da história do Peru e sua luta contribuiu para dar sentido e consistência a uma ação que – liderada pelos setores mais progressistas das forças armadas – interessou vivamente a todos os peruanos.

Ilka Corado

Carolina Araya

protección de la niñez
0

Proteção da infância: Como nos custa entender!…

Custa-nos entender a importância de proteger a infância, mas damos asas – e fortes! – às campanhas contra toda forma de educação em sexualidade, sem falar nos discursos moralistas contra qualquer intento de legalização do aborto.

Sara Guardia

Mario Osava

Martín Almada

Moniz Bandeira

images-cms-image-000528422
1

Moniz Bandeira: Um país que politiza a Justiça, acabou

“Para o mundo, o Brasil está na lata do lixo. Um Executivo desmoralizado, composto por políticos altamente corruptos, um Legislativo quase todo vendido e um Judiciário que politiza suas decisões. E ninguém mais tem ideologia”, resumiu Moniz Bandeira.

Niko Schwarz

Stella Calloni

stella calloni y almagro
0

Em carta à OEA, Stella Calloni dá aula sobre América Latina

A jornalista e escritora argentina Stella Calloni escreveu uma carta aberta ao Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, uma verdadeira aula de história sobre Nossa América, que deve ser lida por todos os que vivem nesta região e não aceitam a manipulação da informação diária produzida pela mídia comercial conservadora.

Paulo Cannabrava

Raul Longo

Reinaldo Canto

Ricardo Gaspar

Roberto Wilson

Roberto Savio

Print
0

A decadência da democracia passa despercebida

Talvez seja a hora de olhar para a política com novos olhos. O que aprendemos das eleições dos últimos anos? Por que seguimos considerando que eleições equivalem a democracia? Porque assim é como a população pensa.

Rodolfo Bernat

pes de barro
0

“Pés de barro”

Rodolfo José Bernat* Na “Enciclopédia da Política”, de Rodrigo Borja, encontramos a definição do…

Amauri Chamorro

Correa y Lenín
0

Equador: A transição presidencial, tarefa não resolvida

O êxito do governo do presidente Lenín Moreno manterá o Equador na vanguarda da esquerda latino-americana. Tem um legado democrático a defender e seu desafio é do tamanho do prestígio de seu antecessor: imenso. Por Amauri Chamorro.

Carlos Russo Jr

Winston Orrillo

noticia-corcueradomingosuplemento (1)
0

Corcuera taumaturgo da memória

Ler “Vida cantada. Memórias de um olvidado” de Arturo Corcuera é como uma joia a que haverá que acudir com frequência, permanentemente, porque nela não só encontramos a viva palavra do bardo, mas um panorama do que foi esse mais de meio século que abarca sua criação literária.