Brasil

coop_internacional

Contra corrupção, quebram a Odebrecht, mas protegem as estrangeiras

A cooperação aceita pelos procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato no Brasil com a Justiça norte-americana, desde o fim de 2014, teve um de seus desfechos no final do último ano. O resultado foi a tutela das autoridades brasileiras para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigar e fiscalizar as empresas nacionais. Desde o início da cooperação…

AMÉRICA LATINA e CARIBE

macri12

Governo Macri favorece novamente o Grupo Clarin

O governo argentino volta a favorecer o Grupo Clarin concedendo-lhe, por decreto, prestar serviço de 4G, contrariando a Lei de Meios em vigor que proíbe a propriedade cruzada. A administração muda as regras do jogo para os meios sem debates e em favor do grupo multimídia Clarín, sem o menor respeito à opinião pública. Através de um decreto, o Ministério…

MUNDO

Hoteis 728x90

COMUNICAÇÕES

DIREITOS HUMANOS

ECOLOGIA

MULHERES

mujeres e la hambre

ONU aposta nas mulheres para erradicar a fome no planeta

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem entre suas metas de Desenvolvimento Sustentável para 2030 a mulher camponesa como ente fundamental para contribuir a erradicar a fome de que padecem 795 milhões de pessoas de todo o mundo. Falta apenas 13 anos para a meta é em primeiro lugar e o mais importante para que tenham plena capacidade de travar…

EDUCAÇÃO

Escolas ou presídios1

Escolas ou presídios: o desafio de Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro sempre viu longe e certo. Profeta falou aos peixes e os homens não o ouviram. Poderemos recomeçar, para não ter outros vinte anos perdidos? Luiz Alberto Gómez de Souza* Depois da chacina no presídio de Manaus, “um acidente pavoroso”, no dizer do sempre inapropriado Temer, o governo cambaleante improvisa e fala de construir cadeias, que estarão cada vez…

ECONOMIA

Macri_Temer_6

Emir Sader: Com Temer e Macri, neoliberalismo torna-se expressão do fracasso

As promessas eram as mesmas de há três décadas: acabar com os gastos inúteis do Estado, com sua administração ineficiente, controlar as finanças públicas como primeira prioridade, retomar a confiança na economia, recuperar o crescimento econômico. No passado, a novidade permitiu que as promessas tivessem duração mais longa: elegeram e reelegeram governos, baseados no controle da inflação, mesmo frente ao…

POVOS INDÍGENAS

sioux

Oposição a oleoduto modela luta indígena

O canadense Clayton Thomas-Muller cruzou a fronteira de seu país com os Estados Unidos para aderir ao movimento indígena contra a construção de um oleoduto, convertido em exemplo das lutas dos povos nativos da América contra megaprojetos, onde são inúmeros os pontos em comum. Emilio Godoy* “É um movimento incrível. O fator comum número um é a fundação espiritual da…

Dialogando

pes de barro Argentina
0

“Pés de barro”

Rodolfo José Bernat* Na “Enciclopédia da Política”, de Rodrigo Borja, encontramos a definição do…