Dialogando

Brasil

AMÉRICA LATINA e CARIBE

MUNDO

Hoteis 728x90

COMUNICAÇÕES

Mídia-tóxica3

Jornal Nacional, 48 anos contra o Brasil

Toda uma parafernália tecnológica foi apresentada para tentar convencer o telespectador de que o compromisso do Jornal Nacional e da Rede Globo é com o jornalismo, com a “verdade” e com o Brasil.

DIREITOS HUMANOS

ECOLOGIA

REDD+

De projetos de REDD+ para “REDD+ jurisdicional”

A ideia do REDD+ tem suas raízes nas negociações climáticas da ONU. O mecanismo foi negociado como uma ferramenta que permitiria a empresas e países industrializados continuar queimando petróleo, carvão e gás natural enquanto afirmavam que as emissões causadas não prejudicam o clima.

MULHERES

pretextos_mulheres_negras_mini-630x280

Meios de comunicação e estereótipos versus mulheres

Apesar do avanço em temas de igualdade de gênero, ainda é grave a questão da imagem estereotipada da mulher nos meios de comunicação em escala global e particularmente na América Latina. Isabel Soto Mayedo* Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sobretudo em países desta região, os canais de televisão reproduzem programas…

EDUCAÇÃO

photo-760x360

O efeito curador da arte

Uma infância carente de contato com disciplinas artísticas terá como resultado adultos incompletos. Em toda escola se deve ensinar arte, inclusive nas mais distantes do desenvolvimento. Carolina Vásquez Araya* Escrever, pintar, cantar, tocar um instrumento musical ou executar um passo de dança são formas de comunicação essenciais para o ser humano de qualquer lugar, etnia ou condição. É simplesmente uma…

ECONOMIA

CO2_Hierbajos-V3-blanc

Economia Verde: O sub prime ambiental

Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho num grande silêncio e a verdade me é revelada. (Albert Einstein) Amyra El Khalili* O sistema financeiro internacional está em crise, enfrentando sérios problemas de credibilidade por fraudes e corrupções denunciadas…

POVOS INDÍGENAS

Segunda Conferência Mundial da Ayahuascadest

Ayahuasca: Serviços Ambientais e Espiritualidade Amazônica

A Segunda Conferência Mundial da Ayahuasca, a AYA 2016 transcorreu em Rio Branco entre 17 e 22 de outubro de 2016. Os organizadores têm boas razões para realizar o evento na capital acreana, que consideram o berço da cultura ayahuasqueira. Michael F. Schmidlehner* Todos os quinze povos indígenas conhecidos, assim como muitas comunidades locais não indígenas habitantes no Acre fazem…

pes de barro Argentina
0

“Pés de barro”

Rodolfo José Bernat* Na “Enciclopédia da Política”, de Rodrigo Borja, encontramos a definição do…