Dialogando

Brasil

AMÉRICA LATINA e CARIBE

DESASTRES NATURALES

Um futuro incerto para o Peru

Não deveria surpreender ninguém dizer que, no Peru, o futuro é incerto. Em geral, o futuro é sempre incerto em toda parte. Ninguém pode prever o que vai acontecer. Porém se está é uma verdade abstrata, resulta particularmente claro que no país a única certeza é de um futuro incerto. Gustavo Espinoza M.* Diversos acontecimentos ocorridos nas últimas semanas advogam…

MUNDO

inverno

O sofrimento dos migrantes traz a sombra fascista

Longas filas de seres humanos a ponto de se congelarem nos campos europeus deixam claramente evidentes o pasmoso retrocesso no respeito e na preeminência dos direitos humanos no nível mundial, bem como a anulação prática e visível de qualquer tratado internacional firmado com o propósito de colocá-los em primeiro lugar nas prioridades dos Estados. Mulheres, homens e crianças deslocados de…

Hoteis 728x90

COMUNICAÇÕES

DIREITOS HUMANOS

ECOLOGIA

MULHERES

AGRICULTURA

É tempo das mulheres no setor rural

Uma caribenha, Josefina Stubbs, pode se converter na primeira mulher a presidir o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), cuja missão é erradicar a pobreza rural. O Fida é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 1977 como instituição voltada ao investimento para beneficiar camponeses e camponesas pobres, que representam três quartos da pobreza e da subnutrição…

EDUCAÇÃO

Luiz Carlos de Freitas destaque

Privatização do ensino público e movimentos de resistência

O movimento de ocupação de escolas iniciado em 2015, em São Paulo, como forma de resistência a um projeto governamental que propunha o fechamento de escolas do ensino fundamental e médio, alastrou-se por todo o Brasil em 2016, como forma de resistência a projetos de reforma curricular e privatizações, impostos pelo governo federal, em particular pelo Ministério da Educação. A…

ECONOMIA

apple-loja

Achille Mbembe: “A era do humanismo está terminando”

Outro longo e mortal jogo começou. O principal choque da primeira metade do século XXI não será entre religiões ou civilizações. Será entre a democracia liberal e o capitalismo neoliberal, entre o governo das finanças e o governo do povo, entre o humanismo e o niilismo”, escreve Achille Mbembe. E faz um alerta: “a crescente bifurcação entre a democracia e…

POVOS INDÍGENAS

biodiversidade-genetica-grande-750x410

Terras indígenas têm 80% da biodiversidade

Mais de 370 milhões de pessoas se reconhecem como indígenas em 70 países, e seus territórios ancestrais concentram mais de 80% da diversidade biológica do planeta. Só na América Latina, há mais de 400 povos, embora a maior concentração ocorre na Ásia Pacífico, com 70% de sua população se definindo como indígena. Os povos indígenas têm ricas culturas ancestrais que…

pes de barro Argentina
0

“Pés de barro”

Rodolfo José Bernat* Na “Enciclopédia da Política”, de Rodrigo Borja, encontramos a definição do…