A-Report-on-Torture-1971Brazil: A Report on Torture (Brasil: Relatório Sobre a Tortura) é um documentário produzido em 1971 pelo cineasta norte-americano Haskell Wexler que conta com depoimentos de brasileiros torturados e recém-exilados no Chile.

Captando entrevistas de alguns dos 70 brasileiros levados àquele país em janeiro daquele ano em troca do embaixador suíço Giovanni Bucher, sequestrado no final de 1970 no Rio de Janeiro pelo guerrilha armada da VPR, mostra, entre depoimentos pessoais de sevícias sofridas pelos presos no Brasil, a simulação de torturas encenadas por eles mesmos, como a do pau de arara. O filme, realizado com câmera na mão e de fotografia crua, foi rodado com a colaboração de Saul Landau e Haskell Wexler.

Entre alguns dos entrevistados estão Frei Tito, Maria Auxiliadora Lara Barcelos, Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE e Nancy Mangabeira Unger, irmã do ministro dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, Mangabeira Unger. O documentário foi o primeiro documento de denúncia mundial em imagem e som da tortura política no Brasil da ditadura militar.

Assista o documentário:

Brazil: A Report on Torture
 Estados Unidos
1971 •  cor •  60 min 
Direção Hannah Eaves
Codireção Haskell Wexler
Saul Landau
Produção Lorraine Hess
Gênero Documentário
Direção de fotografia Tomas Hernandez
Edição Michael Kinomoto
Idioma Inglês

CINEMATECA DIÁLOGOS DO SUL
Mais do que uma cinemateca um instrumento de difusão cultural!

REDE CIDADE LIVRE
15 Anos de Comunicação Comunitária

CENTRO RIOCLARENSE DE ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
30 Anos de Cineclubismo em Defesa dos Direitos do Público