O Consulado Geral da Bolívia no Rio de Janeiro e a Casa da América Latina realizam no próximo dia 25 de janeiro atividades comemorativas ao VIII Aniversário da criação do Estado Plurinacional da Bolívia. As atividades serão realizadas a partir das 18h30min no Auditório do Consulado Geral (Av. Rui Barbosa, 664/101 Flamengo).

João Baptista Pimentel Neto*

cdd_insurgentesO Dia do Estado Plurinacional comemora a elaboração e aprovação da nova Constituição Política do Estado da Bolívia, que ocorreu em 2009. Outra razão para celebrar este dia é atribuída à posse de Evo Morales Ayma como presidente da Bolívia em 2006. Este dia representa a consolidação do nascimento da Revolução Democrática e Cultural da Bolívia, um movimento criado pelo governo central. Portanto, a Constituição de 2009 representa para os bolivianos um marco histórico comparável com a sua Declaração de Independência em 6 de agosto de 1825. Este dia é celebrado cada 22 de janeiro.

Dentre as atividades organizadas pelo Consulado Geral acontecerá a exibição do filme Insurgentes, do premiado diretor boliviano Jorge Sanjinés.

Ganhador do Festival Internacional de Cinema Político da Argentina, Insurgentes reafirma o compromisso de Sanjinés com a questão social e política que marcaram sua obra desde sua célebre ópera prima, Ukamau, de 1966, um dos filmes precursores de uma nova estética no audiovisual da região. Segundo Sanjinés, seu filme tenta explicar a partir do ponto de vista histórico as formas como se conformou a nação indígenas e suas lutas sociais através dos séculos, que chegou ao auge com a ascensão de Evo Morales ao poder.

O filme, apresenta uma profunda reflexão sobre o processo socio-político da sociedade boliviana desde as lutas de Tupac Katari, no século 16, até o atual governo de Morales.

“O filme recolhe cenas de grandes momentos históricos e personagens que jogaram um papel fundamental na recuperação da soberania perdida, porque a presença de Evo Morales no país e a presença de ministros e ministras indígenas é o resultado de uma longa luta de mais de 220 anos. Demonstramos de modo que esta vitória histórica, esta mudança revolucionária pacífica vem de muito antes“, acrescentou. “É um filme que tenta devolver uma memória perdida, uma memória limitadamente escondida: as elites da Bolívia se preocuparam muito em não devolver ao índio a autoestima e construíram a imagem de que o índio é sempre o incapaz, o selvagem, e com essa imagem se manteve uma elite quantitativamente muito minoritária“, finalizou.

Veja a seguir o trailer oficial do filme:

SINOPSE

488117_348863888515500_1607153644_n“Insurgentes es una reflexión sobre el processo sociopolítico que experimenta hoy la sociedade boliviana, al resgatar del olvido oficial a personagens y sucessos que fueron excluídos de la memoria colectiva nacional. Arranca en el cerco a la cidade de La Paz, en 1781, y se projecta hasta nuestros días” (Jorge Sanjinés).

Más en: www.facebook.com/insurgenteslapelicula

FICHA TÉCNICA

INSURGENTES

Direção: Jorge Sanjinés
Gênero: Documentário
Duração: 83 minutos
Elenco: Reynaldo Yujra, Lucas Achirico, Roberto Choquehuanca, Carlos Araujo, Monica Bustillos, Primitivo Gonzales, Froilan Paucara, Luis Aduviri, Elizabeth Lisazo, Willy Pérez, Alejandro Zárate Bladés, Richard Aranda, Danuta Zarzyka
Clasificação: Livre

SERVIÇO

CONSULADO GENERAL DE BOLIVIA EN RIO DE JANEIRO
AV. RUI BARBOSA, 664/101
CEP 22250-020
TEL:  55 21 – 2551-1792   2552-5490
FAX 55 21 2551-2395
RIO DE JANEIRO BRASIL