Evento acontece no dia 09 de junho, às 14h00, com entrada gratuita e a presença Nair Benedicto, Juca Martins, Tuane Fernandes e Douglas Mansur.

No dia 09 de junho, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento irá debater o fotodocumentário como instrumento de resistência, comparando a vivência dos profissionais de ontem e hoje.

O fotodocumentário é uma modalidade da fotografia que busca realizar um registro histórico, que pode ser de um grande acontecimento social ou a documentação do cotidiano. Um de seus grandes nomes é o brasileiro Sebastião Salgado, conhecido mundialmente por suas fotos, que revelam diversas tragédias humanas.

Esses profissionais são também relevantes para as resistências políticas ao registrarem as violências perpetuadas contra o povo e também a luta dos resistentes, por exemplo em manifestações. A ditadura civil-militar brasileira foi registrada pela câmera de fotodocumentaristas como Nair Benedicto, Juca Martins e Rosa Gauditano. Hoje, o trabalho é realizado principalmente por mídias alternativas, como o Mídia Ninja e o Jornalistas Livres.

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas-vindas – Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h20 – Mesa Redonda

Participantes:
Douglas Mansur: Repórter fotográfico, tem passagens por várias instituições de movimentos sociais e veículos brasileiros. Tem título de Cidadão Paulistano, duas Menções Honrosas do MST e foi finalista do Prêmio Comunique-se 2007. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é mestre pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

Juca Martins: Atua como repórter fotográfico desde 1970. Trabalhou para as principais revistas brasileiras e estrangeiras, foi editor de arte do jornal independente Movimento e expôs suas obras no Brasil e no exterior. Ganhou o Prêmio Esso de Fotografia, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio Internacional Nikon. Foi sócio fundador da Agência F4, a primeira agência fotojornalística criada no Brasil, e é autor dos livros: Juca Martins, São Paulo/Capital e Antologia Fotográfica. Atualmente é editor e fotógrafo da agência Olhar Imagem, da qual é fundador.

Nair Benedito: Fotógrafa paulista, formou-se em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo em 1972. Seu trabalho inclui a fotografia da cultura popular noturna, da posição da mulher e da resistência urbana, desde a ditadura civil-militar até os dias atuais. Foi delegada pela Unicef, em 1988, para registrar a situação da mulher e criança na América Latina. Suas fotografias integram os acervos do MoMa de Nova Iorque, do Smithsonian Institute, em Washington do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli.

Tuane Fernandes: Começou sua carreira em 2015, cobriu a trajetória do impeachment de Dilma Rousseff, as olimpíadas nacionais, as greves gerais de 2017, o julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, registra a questão da moradia na cidade de São Paulo, participou da 8ª Mostra SP de Fotografia, teve trabalhos expostos em diversos meios de comunicação (Folha de São Paulo e Carta de Capital), além de expor no Museu da Resistência (2018).  Hoje integra o coletivo de fotografia documental Farpa.

16h10 – Debate

SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335.4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br
Damaris Rota (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br

CONFIRME PRESENÇA NO FACEBOOK