Sim, o “Planeta não cabe no mundo de Trump”!

João Baptista Pimentel Neto* – com a fundamental colaboração da arte e do ativismo de Vanderlei Dos Santos Catalão (tt Catalão).

Pimentel em Águas de São Pedro6Foi uma semana marcada por fatos que comprovam definitivamente que “O planeta não cabe no mundo de Trump”. É isso ao menos que indicam as reações nacionais e internacionais às atitudes e patetices verbais praticadas por Donald Trump. De Pittsburgh à Tóquio. De Bonn à Califórnia. Governantes, intelectuais, lideranças sociais, enfim, foram muitas e diversificadas as vozes que questionaram e se colocaram frontalmente contrárias a Trump.

Sim, o “Planeta não cabe no mundo de Trump”!

Criada pelo poeta, artista visual e ativista brasiliense Vanderlei Dos Santos Catalão (o tt Catalão) a frase resume brilhantemente quem é, o que significa e como é visto Trump, hoje, no cenário das relações internacionais.

O que continua uma incógnita é o que resultará desta situação de isolacionismo provocada pelas políticas adotadas pelo presidente estadunidense. Uma coisa porém já é tida como certa, a posição adotada por Trump em relação ao Tratado de Paris, ofereceu uma oportunidade única -prontamente entendida e aproveitada- para que a China assuma a liderança mundial no encaminhamento das soluções fundamentais para deter o aquecimento climático planetário.

Cada vez mais presentes e importantes nas relações internacionais, especialmente nas relacionadas ao comércio e ao desenvolvimento sustentável, os temas ambientais são literalmente desprezados por Trump, colocando os Estados Unidos -como também afirma tt Catalão- à beira de um Trumpcídio diplomático e econômico.

Vejam abaixo a arte/ativismo de tt Catalão.

O planeta não cabe no mundo de trump

os eua à beira d um trumpcídio –
o q era velado diplomático soft
agora explode hard explícito

…O PLANETA NÃO CABE
NO MUNDINHO DE TRUMP…

Colagem TT com a ilustração d Americathon (1979) q previa uma crise apocalíptica para os EUA em 1998 (!!!pasmem) sob a grande ameaça do domínio corporativo dos povos indígenas q enriqueceram muito daí passaram a comprar tudo!

Direção d Neal Israel performances d Meat Loaf Elvis Costello Beach Boys etc…vale rever nesses termos da tara isolacionista trumpcida…

O planeta não cabe no mundo de trump2
A tal “america grande” da supremacia arrogante alimentada pela era trump deflagra em proporção apocalíptica a intolerancia às diferenças: …o planeta não cabe nesse mundinho q se julga único e q se asfixiará na própria soberba… …imaginem os golpestinhas da colônia brazuka rastejando “apoios” para receberem sobras de poder em suas caricaturas de “soberania”… …quem viver deverá ainda mais… duas colagens TT: uma com o militante eufórico e detalhe de uma profetica capa do NYTimes de fev2015 sobre esse sentimento “unicos soberanos do mundo”…a outra sobre um anuncio Philips d 1952 e um fanático da “nova já-era”…

O planeta não cabe no mundo de trump1

*João Baptista Pimentel Neto é jornalista, poeta, cineclubista e secretário de redação da Diálogos do Sul.