Mercosul-Mercosur-LogoNa terça-feira dia 21 de Junho, se reuniu o Parlamento do MERCOSUL para sua XXXIX Sessão Ordinária que foi realizada na Câmara dos Deputados do Palácio Legislativo do Uruguai. O assunto quase exclusivo da mesma fora a Proposta de Expulsão do Parlamentar argentino José López.

Ao começar a Sessão, se tomou compromisso os Parlamentares que assumiram suas bancas por primeira vez; assumiu a Parlamentar Gleisi Hoffmann pelo Brasil; e pela Venezuela assumiram as Parlamentares Liz Carolina Jaramillo de Miranda e Deyalitza Aray e os Parlamentares Carlos Modesto Prosperi, Juan Carlos Velazco Quintero, Guillermo Antonio Luces, Leandro José Domínguez Báez, Winston Flores, Carlos Lozano e Cesar Alonso.

Uma vez lidos os assuntos entrados e a qual Comissão foram assinadas passou-se a debater a respeito da proposta de expulsão do Parlamentar argentino José López.

Realizaram-se os argumentos a respeito da forma na qual deve ser aplicado o artículo 30 do Regulamento Interno e se procedeu às votações, as quais decretara que não se expulse nem suspenda o Parlamentar José López da Argentina.

Logo dos debates, se passou às propostas primeiramente de expulsão do Parlamentar López, a qual não teve os votos requeridos e passando-se posteriormente à Proposta da suspensão, a qual tampouco teve os votos requeridos.

A continuação votou-se a Proposta apresentada pelo Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani, onde se envia o caso do Parlamentar José López à Comissão de Orçamento e Assuntos Internos para seu tratamento e solicitar a justiça argentina os antecedentes do caso. Seguidamente, se votou uma Declaração proposta pelo Parlamentar Jorge Vanossi onde se manifesta a censura do vergonhoso proceder do Parlamentar José López que fere dolorosamente a todos os membros do corpo; sem prejuízo de sua eventual expulsão pelo procedimento correspondente.

Uma vez finalizado o debate, encerrou-se a Sessão Plenária.
Agência PARLASUL – as – pb

Acesse la Censura