Diálogos Musicais*

Silvio Rodriguez caricatura autoria desconhecida
Silvio Rodriguez caricatura autoria desconhecida

Silvio Rodríguez Domínguez (San Antonio de Los Baños, 29 de novembro de 1946) é um músico, poeta e cantor cubano. Expoente da música cubana surgida com a Revolução Cubana, Silvio é um dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional, criador juntamente com Pablo Milanés, Noel Nicola, Vicente Feliú e outros músicos do movimento da Nova Trova Cubana. Considerado um poeta lúcido e inteligente, capaz de sintetizar o intimismo e os temas universais com a mobilização e a consciência social.

Neste post dos Diálogos Musicais apresentamos o álbum “Te Doy Una Canción”, uma seleção de algumas de suas mais belas e populares canções. Editado em 1975, o disco conta com duas novas edições de “Santiago de Chile” e “Dias e Flores” que haviam sido anteriormente censuradas.

Tendo o seu principal público nos países de fala espanhola, talvez a Galiza seja o país lusófono em que tenha actuado em mais ocasiões, contando com um público numeroso e fiel. A sua última actuação na Galiza foi, por enquanto, em Agosto de 2006, quando protagonizou um concerto em apoio ao povo galego, que acabava de enfrentar um terrível Verão de fogos florestais que arrasaram boa parte do país. Um emocionante concerto na cidade de Ponte Vedra, em que Silvio começou com um grito solidário de “Viva a Galiza!” e continuou com uma viagem através de alguns dos mais conhecidos trabalhos musicais da sua já longa carreira de arte e compromisso.

Em 2010 publica o disco “Segunda Cita” (Segundo encontro), que inclui a canção “Sea, señora”, uma homenagem às conquistas da Revolução Cubana, mas que pede uma evolução, sem, é claro, esquecer-se de seus princípios socialistas.  É clicar e ouvir.

Saiba + sobre Silvio Rodriguez