31/07/2010 - 14:24 | Alfonso Daniels | enviado especial a Puerto Maldonado
"Rápido! Esconde a câmera, que vão bater na gente!", grita o motoqueiro enquanto cruzamos a selva a toda velocidade. O barulho distante de motores, uma virada brusca do guidão e, de repente, a mata desaparece, substituída por um deserto que se estende até onde a vista alcança, repleto de vilarejos miseráveis com barracas de campanha de lona azul ao lado de poças d'água pestilentas com homens mergulhados até o pescoço.
Em Guacamayo, na província de Madre de Dios, no coração da Amazônia peruana, o negócio milionário da atividade de extração ilegal de ouro ameaça destruir a região. Esta é uma grande consequência oculta do trecho final que permitirá a ligação do oceano Atlântico (porto de Santos) ao Pacífico (portos no Chile e no Peru) por meio de uma rede de rodovias, a maior parte delas já construídas, que também passa pela Bolívia. Com a construção, zonas produtoras de carne e de soja do Brasil terão acesso a portos no oceano Pacífico, de onde poderão embarcar para a China.
Alfonso Daniels/Opera Mundi
Aspecto do ponto em que termina a floresta e começa o descampado onde fica o vilarejo de Guacamayo
A estrada, em seu trecho peruano, terá como pontos finais os portos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan de Marcona e deve ser concluída até o fim do ano.
"Isto aqui é o Velho Oeste. Não há lei nem presença do governo", afirma o biólogo peruano Enrique Ortíz, co-fundador da Associação de Preservação da Bacia Amazônica. "A rodovia está facilitando a imigração e barateando suprimentos essenciais, como a gasolina. Se nada for feito, daqui a 100 anos tudo isto se transformará em uma imensa savana, como no norte da Bolívia e em partes do Brasil. Não precisaremos mais ir até a Arábia Saudita para ver dunas".
Cratera
Autoridades estimam que cerca de 300 pessoas chegam à região a cada dia, num lugar quase inacessível até poucos anos atrás. Elas vêm do empobrecido altiplano boliviano em busca de trabalho e de uma vida melhor. A maioria termina no garimpo ilegal, aproveitando que o preço do ouro dobrou nos últimos dois anos, alcançando 1,2 mil dólares a onça (31 gramas), graças à crise econômica mundial.
Leia também:
Mais de um ano após terremoto, habitantes da histórica L’Aquila reclamam de descaso do governo
Aldeia natal de Saramago pretende criar roteiro turístico sobre autor
Um ano após o golpe, Honduras fracassa em voltar à normalidade
Na capital do narcotráfico mexicano, sepulturas têm ar-condicionado e há picapes de luxo nas ruas
E quase todos - cerca de 10 mil, embora ninguém saiba o número exato - terminam em Guacamayo, uma espécie de imensa cratera rodeada pela selva que pode ser vista do espaço. Ali, como nos anos 1970 e 80 em Serra Pelada (PA), os garimpeiros destroem a mata no afã de encontrar ouro em meio à areia debaixo das árvores, que depois vai parar em mercados europeus como Londres e Zurique.
Alfonso Daniels/Opera Mundi
Guacamayo, acampamento que cresceu até vilarejo, com as características choupanas cobertas com lona azul
Guacamayo, a rigor, tem apenas três anos de idade e fica cerca de 100 quiômetros ao sul da capital de Puerto Maldonado, acessível apenas de moto a partir de imensos acampamentos à beira da estrada, com nomes como Kilómetro 108 ou 112, dependendo do ponto da via. Mas já existem outros lugares similares como Jayave, Delta 1 e Delta 2, que não param de crescer. No total, cerca de 150 mil hectares já foram destruídos - até agora.
Madeira ilegal
Líderes garimpeiros como Amado Romero, presidente da poderosa Federação de Mineradores de Madre de Dios (Fedemin), reconhecem a destruição provocada pelo garimpo ilegal. Isto inclui dezenas de toneladas de mercúrio - até 80, segundo algumas organizações - usadas todo ano para separar o ouro da areia, contaminando os rios da região de tal modo que grande parte do peixe consumido agora vem de fazendas. Mas eles garantem que o garimpo de ouro pode respeitar o meio ambiente e culpam o governo por não intervir para combater o problema.
Seja quem for o culpado, o garimpo ilegal não é o único problema a acompanhar a Interoceânica. Ao norte de Puerto Maldonado, perto da fronteira com o Brasil, a ameaça vem de madeireiros ilegais. O presidente do comitê de gestão florestal do pequeno povoado de Alerta, José Cahuana, é um dos poucos que os enfrentam.
Alfonso Daniels/Opera Mundi
Garimpeiros que vivem da extração ilegal de ouro às margens da futura Rodovia Interoceânica
"Minha jurisdição é de 700 mil hectares e os madeireiros estão destruindo metade. Só falta construírem a ponte em Puerto Maldonado, que agora contém o fluxo de madeira, e você verá o que acontece. Será o fim", prevê, sentado na choupana de madeira onde mora e trabalha, num "escritório" formado por uma mesa, uma cadeira e um computador velho.
Tiros e propinas
Cahuana não ganha nenhum salário e se mantém com serviços esporádicos de carpintaria. Há dois anos, salvou a vida ao deixar o escritório antes da chegada do dono de um carregamento de madeira ilegal confiscado que dera oito tiros no vice-governador local. Desde então, parou de patrulhar a mata.
"Não vale a pena arriscar a vida", sentencia.
O governo não ajuda? "Não ajudam nem mesmo a viúva. E a polícia é pior: cobra pelo menos 50 soles (a moeda peruana, em quantia equivalente a 17 dólares) por carro, seja a madeira legal ou ilegal. Se souberem que um caminhão é ilegal, pedem 250 (90 dólares) e, se a espécie for boa, 500 soles. É um escândalo", afirma Cahuana com expressão cansada, enquanto lá fora recomeça a chover.
Capacitação
Ainda assim, a rodovia não leva só notícias ruins à região. Espera-se a chegada de milhares de visitantes, principalmente brasileiros a caminho de Cuzco e Machu Picchu, o que impulsiona vários projetos de ecoturismo e a proteção de algumas áreas. Um exemplo é o restaurante 70 quilômetros ao sul de Puerto Maldonado inaugurado há dois meses por Cirilo Méndez, um agricultor local que chegou a esta zona vindo da costa para cultivar café.
Alfonso Daniels/Opera Mundi
De lavrador, Cirilo Méndez conseguiu montar um restaurante graças à capacitação promovida pelo BID
"Há dois ou três anos, eu vendia meus produtos como sempre, em meu quiosque à beira da estrada. De repente, o presidente da Conirsa [empresa construtora da Interoceânica] aparece e me diz: 'Seu Cirilo, amanhã o senhor precisa estar aqui, porque o BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] vai chegar'. No dia seguinte, vários funcionários chegaram, trouxeram o dinheiro e nos capacitaram para administrar isso", conta Méndez, orgulhoso, vestindo um uniforme branco de cozinha e rodeado pela família.
"Chegam turistas brasileiros, peruanos, franceses, todos pela estrada... uns 30, 50 por dia. Temos um passeio de 45 minutos, uma rota turística pela selva. Aqui era tudo floresta quando cheguei, há 25 anos. Só um ou dois caminhões passavam por dia e, no inverno, às vezes ficavam um mês sem passar. Nossa vida agora mudou 100% graças à rodovia".
Leia também:
Prostituição infantil se dissemina ao longo de rodovia do Pacífico
Galeria de imagens: A vida na Amazônia cruzada pela Rodovia Interoceânica
Siga o Opera Mundi no Twitter
Indio
31/07/2010 - 17h41
Parece que o OPera Mundi está a favor da grandes potências que não querem que se explore a Amazônia.Sinto no ar uma orquestração da mídia para que o Brasil deixe as potências dominantes ocuparem a Amazônia.
João
31/07/2010 - 17h56
O UOL é o UOL.
O título da matéria deveria ser. Enquanto magaestrada leva desenvolvimento para a Amazônia satélites confirmam que o desmatamento diminuiu consideravelmente.
Augusto
31/07/2010 - 18h03
Como engenheiro trabalho com licenciamentos ambientais para pequenas intervenções em áreas de preservação permanente. Fico abismado com a burocracia encontrada para a obtenção de licenças para explorações pequenas como tanques de peixe e irrigação aqui no Sudeste. Não sei se´é para se justificar o salário ou por falta de conhecimento prático dos técnicos das CETESBs e DAEEs da vida, que o governo empoe tantas restrições. Talvez seja porque o pequeno agricultor aqui do Sudeste, não é capaz de resolver as coisas na base da bala.Gostaria de propor a esses vagabundos do governo que tantas cobranças fazem em pequenos projetos no Sul e Sudeste do Brasil, que dessem a cara a tapa em lugares onde a destruição do meio ambiente é de verdade e o dano pela destruição a floresta irreversivel. Enquanto se discute tanto o novo código florestal ( que só valerá para os pobres dos pequenos agricultores), a Amazônia, o Cerrado e os demais biomas importantes do Brasil estão indo embora. Bestas coniventes
carlos alberto
31/07/2010 - 18h04
ainda não se inventou maneira de fazer estrada na selva sem derrubar algumas árvores. Talvez um imenso viaduto sobre as árvores? Ou sob as árvores?
Renato Cesare
31/07/2010 - 18h05
O que estão fazendo conosco? Acabando com a vida? Vale a pena mesmo isso tudo? Onde está o Governo?
C.Henrique
31/07/2010 - 18h05
É isso ai né.. Cadê a Mula, quer dizer, Lula.. para tomar providências?? Esse é o nosso atual governo... as coisas acontecem, mas ninguem escuta, ninguem vê... se preocupa com coisas do exterior.. enquanto isso, o Brasil está em ruinas.. e não vem me dizer que não se trata do Brasil, na reportagem...
zeca
31/07/2010 - 18h14
o brasil tem 68% de mata nativa,ta bao ou ainda ta poco
cleyton
31/07/2010 - 18h33
Viva o desenvolvimento.....a infrestrutura esta saindo do papel neste governo....nao é isso que o Brasil PRECISA? aOS ENTREGUISTAS DA SOBERANIA DO TERRITORIO NACIONAL QUE VAO A MERD....MUDEM DE PAIS....CORJA...RSRSRS
VQV GOVERNO...
cleyton
31/07/2010 - 18h39
alias, à aqueles que nao conseguem interpretar um texto basio, eu ajudo...a reportagem mostra a realidade no pais vizinho PERU. nAO É FEITA EM TERRITORIO NACIONAL..nAO ADIANTA chingarem ou clamarem pelo Lula..ele nao tem soberania sobre isso....no BRasil dar paulada no governo é fail e constante..mas na hora de ver rrsulotados e desenvolvimento conseguem ter a cara de pau de atrubuir a governo anteriores...(aquele que qebrou o Brasil 2 vezes, vendeu tudas empresas e pediu bilhoes e bilhoes pro FMI..memoria curta do brasileiro..nao conseguem nem interpretar um texto. VQM BRASIL.
´
Vale
31/07/2010 - 18h39
O problema é do Perú. e nao nosso, eles estão em solo peruano.
Crisóstomo
31/07/2010 - 18h46
A matéria cobre o lado peruano, mas é uma boa oportunidade para xingar o povo... do Brasil, e cobrar que... 'Mulla' resolva (!!!???). O negócio é falar, falar, xingar, odiar. Pensar, argumentar, entender, conhecer, saiu de moda. Será mesmo que cada um está procurando ser um exemplo no seu meio, no que faz, na contribuição que procura dar ao país?
Zak
31/07/2010 - 18h48
Sr. Augusto (Engenheiro) Para quem mora na Amazônia a vida também não está facil em relação ao Rigor da LEI AMBIENTAL - Veja o senhor que boa parte das propriedades da região estão ilegais pois antes era permitido desmatar 50 % ou mais e hoje mudaram para 20% não levando em consideração quem já havia desmatado + que 20%. O problema é que acordaram tarde para o problema se for levar ao pé da letra o SUDESTE e SUL do BRASIL + EUROPEUS + EUA terão que reflorestar muito ou nos indenizar que para que preversermos a AMAZÔNIA. Precisamos buscar o EQUILIBRIO. e considerar que aqui vivem BRASILEIROS e acima de tudo seres HUMANOS.
Ronaldo Barata (de Rondônia)
31/07/2010 - 18h49
Qualquer um que tenha acesso ao Google Earth pode verificar que entre as Cidade de Assis Brasil (no Acre - BR) e o porto de Ica, no Perú existem apenas cerca de 800 quilômetros de distância e, isso, contando com as infindáveis curvas na subida e na descida da cordilheira dos Andes. Daí, eu gostaria de perguntar ao idiota que escreveu esta matéria:Esses 2,6 quilômetros que você apontou, passam primeiro na casa por Nova Iorque ou por LOndres?
Leandro Tomazi
31/07/2010 - 18h50
Não sei onde querem chegar com essa reportagem, moro em Porto Velho - RO, fui de carro de Porto Velho - ro a Huaraz no Peru, retornei a 10 dias, e o que vi foi um pais em desenvolvimento de estradas que o Brasil deveria se envergonhar, estradas bem sinalizadas, sem buraco, e o melhor sem pedagio, com muita gente trabalhando para manter a estrada em boas condições, em cerca de 40 km onde a estrada ainda não esta pronta muita gente trabalhando para terminar, agora se estão dizendo que o Brasil vai exportar por esta estrada ou esta mentindo muito ou nunca foi pra la, pura cerra com curvas onde não se faz com carretas, muito menos com bitrem que temos no Brasil, e desmatamento isso eu não vi.
Zaq
31/07/2010 - 18h53
Cade meu comentário? Por que não postaram?
Marco
31/07/2010 - 18h56
O Uol censura mas a gente tenta!!! Que tal fazer agora uma reportagem sobre a cidade de São Paulo??? Mas por favor, só nos mostrem a Crackolândia. Em vez de meter o pau no Peru (e alguns tontos aqui falam mal do Lula...Afff.....!!!), que tal mostrar o progresso paulista na região da Luz??? Vai ser um espetáculo!
Brasileiro de verdade
31/07/2010 - 18h57
A reportagem é no Peru, mas a estrada liga o Brasil ao Peru. É o começo uma campanha insidiosa contra outras obras de integração nacional dessa corja entreguista que quer manter intacta a amazonia para ficar mais fácil entregar e ser posta em dúvida a soberania do Brasil. O grupo UOL , Folha e ONGs estão engajados nesse projeto.
Ronaldo Barata (de Rondônia)
31/07/2010 - 19h04
Ao Cleiton e aos demais adoradores de canalhas:
Se vocês não sabem, de Cuiabá -MT a Porto Velho - RO temos cerca de 1.400 quilômetros de estradas cortando a floresta amazônica. Daqui a Rio Branco - AC temos mais 750 quilômetros. Por outroi lado, daqui até Manaus temos mais cerca de 950 quilômetros. E, além disso, de Rio Brando a Assis Brasil - AC, na divisa com o Peru, temos mais cerca de 350 quilômetros e, isso tudo, em estrada abertas há mais de 20 anos, no tempo da "ditadura militar". Daí, meus negos, se a população atual de nossa região não estivesse ocupando nossas áreas de floresta é evidente que estaria ocupando outras cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro e, assim, como é que vocês poderiam se virar com mais 5 milhões de habitantes?
Helvio de f ferreira
31/07/2010 - 19h08
e isso ai bicharada o pepino é do peru nao do lula deixem eles acabar com tudo afinal o progresso esta chegado lá que mande estes anbientalista para o saara ou para a china.
victor hugo
31/07/2010 - 19h12
a obra da interoceanica ou estrada do pacifico é de suma importância para o desenvolvimento do brasil e das nações do pacifico,como peru,pois, no caso do nosso pais ira desafogar os portos de santos e paranagua.alem de propiciar o desenvolvimento das regioes centro-oeste , e norte do brasil.quanto ao desmatamento, e os desastres ambientais causados pelo garimpo ilegal,quero dizer que essa situação se refere ao peru, devido a situação economica e social da população fronteiricia, tanto bolivianos, como, peruanos e brasileiros, estão atolados nesse garimpo de miseraveis.eu ja estevi na região da interoceanica, e no estado do acre onde passa a rodovia, existe um projeto de zoneamento ecologico e economico, muito desenvolvido, que utiliza os recursos florestais de forma sustentavel, diminuindo inclusive a desmatamento do estado.portanto, sem contar que a rodovia vem trazendo um inter cambio comercial, cultural muito grande pra região.por isso, é possivel criar rodovias para gerar riquezas
Gilberto
31/07/2010 - 19h22
É impressionante a incapacidade de alguns leitores de identificar que a matéria trata de um fato que ocorre no pais vizinho. E ainda culpam o Lula, mas de certa forma, o Lula talvez tenha culpa sim, com esses programas de inclusão digital, trazendo para a internet pessoas sem um mínimo de cultura.
Manoel sSobreirao
31/07/2010 - 19h40
Matéria interessante mas peca pela superficialidade. A essência de uma denúncia como essa é a fonte de financiamento da rodovia transoceânica. Quem financia? De onde vem o dinheiro. A grana vai daqui do BRasil, do BNDS, mais precisamente. Algo em torno de 800 milhões de dolares que no final das contas serão convertidos no chamado empréstimo a fundo perdido. E fiscalização brasileiro sobre esse dinheiroduto? Nadica de nada. or não Ministério Público que de jeito. E tudo se transforma no paraiso lobístico do Zé Dirceu e a corja bolivariana. Por que que ocê que o Governo Lula tem sempre aberto o saco de bondades para os balivarianos. Elementar meus caros...
João Robério Ferreira
31/07/2010 - 19h40
Parabéns UOL pela bela reportagem. Eles dizem que o desmatamento esta diminuindo. Mas, o UOl nos deixa a par da verdade.
Ricardo
31/07/2010 - 19h45
Não interessa se é no Peru no raio q os parta, qualquer problema ambiental afeta todo o ecosistema em q vivemos.
Depois vão chorar na cama q é lugar quente, aparecem furacões no sul do Brasil, chuvas q seriam águas de 1 mês em um único dia.
José Alberto
31/07/2010 - 19h46
Muitas pessoas na ignorancia de um pais do tamamnho do BRASIL, vem falar só de um estado, não sabe nem onde está, e essa rodovia vai ser mais um caminho ou uma invasão do nosso território como dizem, que a AMAZONIA não é brasileira mesmo ocupando uma area de 70% do estado,AMAZONAS,é assimtem vezes que comentarios que não dizem coisa com coisa nem deveraim ser postados.
Elizeu Rodrigues
31/07/2010 - 19h56
O que acho mais grave é o desperdicio, madeiras que amnhã vão fazer falta porque foram cortadas sem um planejamento de aproveitamento da natureza. Não tem como fazer uma estrada sem retirar a mata mas o que está sendo feita com êla é a pergunta. Mas fulano, beltrano destruiu etão cabe a nós como ser inteligente fazer a diferença.
Mathias Recski Filho
31/07/2010 - 19h57
Infelizmente,perdemos o controle de tudo que é mais caro,há muito não temos governantes com aquilo "roxo",militares do meu pais,,,,ACORDEM,SEJAS MACHOS COM OS RECURSOS EXISTENTES....
JOSE ROBERTO AMORIM
31/07/2010 - 20h07
Sei não , mas me parece que ferrovia desmataria menos e atigiria os mesmo objetivos
nilson guarany nogueira
31/07/2010 - 20h08
.Caros colegas brasileiros!Moro em rio branco acre,a pouco mais de 300 kms de madre de dios!Vos digo que isso tudo ai é no peru ou na bolívia!Não se assustem pois do nosso lado aqui do brasil(acre) temos uma política radical quanto ao desmatamento!Cuidado com interpretações erradas!O acre hoje está implantando a ZPE ,para em primeira mão exportar gêneros florestais de forma prevista na lei, por essa rodovia que ligará rio branco ao pacifico via peru!Só para dar um exemplo da politica radical a favor do meio ambiente,instalou-se aqui a alcoobrás ,só depois de trés anos é que foi dado a liçença ambiental pois um pequeno côrrego corria pela área,mil empregos estão esperando o funcionamento da fábrica , a plantação de cana tá quase perdida,mas foi concedido pelo imac e ibama o inicio do funcionamento pois a empreza se ajustou normas ambientais !Então senhores é muito fácil falar e criticar!Essa rodovia vai dar um impulso enorme as exportações brasileiras!
elizandro tocantins
31/07/2010 - 20h09
at parece q o lugar onde é a casa dsta pessoa q escreveu a matéria um dia tambem n foi floresta! chega de hipocrisia todos tem direito de ter o desenvolvimento perto da sua casa, n só os moram em SP,RJ etc
ANETTI
31/07/2010 - 20h09
Bom, o problema é no Peru, mas será que a contaminação por mercúrio usada no garimpo não polui nossos rios?
O que um cidadão comum pode fazer?
Fernando
31/07/2010 - 20h12
Esta matéria diz respeito ao Peru, mas tenho certeza que no Brasil acontece o mesmo, quanto ao desmatamento redução no indíce não serve, quanto obtivermos índices de reflorestamento aí sim poderemos festejar, a Natureza está cobrando o que a Humanidade lhe fez e é bom que tomemos alguma atitude logo ou então não teremos muito futuro não.
Rosenei F Cardoso
31/07/2010 - 20h18
Maravilhoso. É o desenvolvimento chegando aos pontos mais distantes do continente Sul Americano. Quem esta nos grandes Centros com as "bundas" nas poltronas confortáveis e ótimos salários é fácil falar besteiras de todo o genero. As pessoas lá estão garimpando porque precisam. Chegando o desenvolvimento com a estrada com certeza novas oportunidades de trabalho aparecerão e então abandonarão o garimpo. É preciso que esses "babacas" das grandes cidades comecem pensar na coletividade dos rincões dos países Sul Americanos e não somente no seu bem estar, provavelmente as custas de muitos miseráveis. Qual a diferença do legal e do ilegal. Somente o recolhimento de impostos para serem consumidos pela corupção de todo o genero e em todos os lugares. Se pagar as taxas daí pode desmatar,pode tudo, etc. Pura hipocresia.
Chico
31/07/2010 - 20h19
Impressionante a defesa do desmatamento sem muito critério, a reportagem fala de uma ocupação sem medidas, sem que haja um planejamento sério, é assim que estes petra.lhas fazem a infraestrutura destruindo, fazer estrada na amazônia foi o maior fiasco da ditadura militar, este governo é uma reprise daquele tormento que o Brasil viveu, e vamos piorar muito!
nilson guarany nogueira
31/07/2010 - 20h20
.Sou eu de novo! o PERNMBUCANO QUE MORA EM RIO BRANCO A POUCOS KM DESSE VILAREJO!GENTE o governo brasileiro não tem nada haver com isso,isso tudo ai é no peru!é uma região de trípice fronteira (brasil,peru e bolivia) essa rodovia vai ser de muita importaçia ao brasil pois iremos escoar nossos produtos para o mercado asiático via transoceanica!essa mesma vai cruzar com a trasnandina que nos leva a lapaz,quito,santiago ou seja por toda os andes!Elá termina em uma cidade portuaria do perú!a estrada que liga rio branco até a tripice fronteira já existe amais de 50 anos!Vsc ai de São Paulo não conhecem o brasil e ficam falando bobagens!
Reynaldo A Paschoal
31/07/2010 - 20h21
Esse tipo de discussão não leva a coisa alguma. As imagens já dizem tudo. O desmatamento esta atrelado a miséria e a corrupção, onde as pessoas vivem pior que animais. Se a reportagem faz referência ao país vizinho, não pensem que no Brasil seja diferente pra pior ou melhor. Todos nós, brasileiros peruanos ou seres humanos, temos que criar consciência de que estamos acabando com o nosso planeta, prejudicando a nós mesmos. Mas como barrar esta miserabilidade? Como explicar ao cidadão que passa fome que desmatar ou jogar mercúrio na àgua é devastador? Não é tão simples, mas também não é impossível. As autoridades locais, com responsabilidade ambiental, devem dar sustentabilidade aos pequenos comércio ecoturístico e turismo rural locais, pois assim as pessoas conseguem viver sem devastar. Assim eu vejo como única forma de manter o desenvolvimento com a floresta amazônica. Pensem bem antes de votar, principalmente, em deputados estaduais e federais. Viva o Brasil.
mauricio de rondonia
31/07/2010 - 20h29
tanta ipocresia o que tem haver lula com peru, pra voces ai que criticam o lula eu acho que voces gostariam de ver o color ou o fernado henrique de volta ne quem sabem dessa vez eles terminavam de vender o brasil e assim quem sabe voce iria morar nunha favela de vez povo sem conhecimento ou nao querem enchegar mesmo, o brasil hoje e um pais que saiu de um abismo de tantos anos, e em oito anos voltou a dar diguinidade ao povo brasileiro o lula ja foi o melhor presidente que o brasil ja teve, mas se voce nao concorda cai fora do brasil, pois nao vai fazer nenhuma falta
jose carlos da silva
31/07/2010 - 20h42
O acesso aos portos do Pacifico e um sonho antigo dos governos brasileiros, essa estrada só esta saindo do papel graças ao dinheiro do BNDES, a ao empenho do nosso atual governo. Agora nao podemos nos doer com o que acontece no territorio do pais vizinho, já que aqui acontece a mesma coisa e não fazemos nada.
andre
31/07/2010 - 20h44
Eh claro que o PT esta embolsando milhoes tambem com essa obra. Eh a esquerda brasileira enriquecendo as custas de uma nação ignorante. Se duvidar,o Lulinha ja comprou todas as terras ao redor, como esta fazendo na Bahia. Eita PT ladrao....
rodney
31/07/2010 - 20h52
que bando de idiotas, os comentaristas de plantão. parece até que sçao eleitores da dilma.
a reportagem fala de destruição, e nao de desenvolvimento.
ou os amigos materialistas, nao sabem que a destruição desenfreada a favor de poucos, destruirá á todos.
Cris
31/07/2010 - 20h54
Sabe onde o Governo esta Renato Cesare, esta correndo atras dos votos da Dilma para depois acabar com o resto da Amazonia, pois terao que bancar os que financiaram a campanha dela, alem dos cofres publicos inclusive do Governo Federal , que sua cifra de Defit esta por volta de 1,38 trilhao liquidos em junho.... e o povo que adora viver de esmola do bolsa gosta......e aplaude
Eu
31/07/2010 - 21h02
Nao por nada mas a quanto tempo o estado de Sao Paulo sustenta outros estado e nunca foi cobrado nada por isto.... e mais vcs deveriam exigir do governo qualquer que fosse o governo que o dinheiro arrecadado dos imposto fosse realmente aplicados para seus fins, saude, educacao, infra estrutura planejada, novos empregos.....e nao bolsa esmola, viagens ,... cargos fantasmas, etc
maria edna
31/07/2010 - 21h02
ou o exercito americano toma conta de tudo ou vai virar um imenso deserto deixem o iraque e venham pra amazonia viva os ianques camen boys ok mc donaldos
amiacre
31/07/2010 - 21h09
senhore nao c indiguinem quando c fala em PT eu sou catarinense conheço o brasil qse todo moro no acre a 11 anos e acreditem O PT que prega preservação e humanidade é falso mesmo são eles que estao no poder aki a 12 anos sao eles aki os unicos que podem e realmente desmatam, acreditem nao sou partdiraio d qualquer sigla mas muito me indiguina qdo sei que os coitados que moram na roçao e que nao tem condiçoes de sair nem tirar sua produçao do campo pois as estradas de barro sao intrafegaveis sao presos por matar uma caça para eles e seus filhos comerem ou por cortar uma lenha para c aquecerem, e depois vejo como vi hoje carretas de madeira sendo retiradas destes lugares por caciques do PT acreditem nao é lenda é realidade so eles podem e fazem isto aki,e na hora da eleiçao compram qse todos os coitados que nem ler sabem, isto nao é a democracia que me prometeram lula e os seus , nao sei c realmente outros fariam melhor mas fica aki meu protesto .
joão menon
31/07/2010 - 21h15
Do jeito que a coisas estão caminhando não é difícil imaginar o nosso "planeta dos macacos" e no lugar da estátua da Liberdade, veremos o Cristo Redentor.
amiacre
31/07/2010 - 21h20
para complementar oq escrevi deixo aqui uma questão a vcs pensem;
enquanto o resto do mundo nos obriga a preservação privando nossos semelhantes a condiçoes muito dificeis e privando o brasil em seu progresso,oq eles estao fazendo?? será realmente que a amzonia é nossa ainda?? pois os nosso governantes c acovardam em e c submetem e a nos tambem as condiçoes que o mundo nos impoe, eu nunca vi os americanos ou outros paizes mais desenvolvidos fazerem algo para reparar alguma de suas areas aomesmo tempo que nos insultam como paises sub desenvolvidos freiam para o bem estar deles mas nao querem pagar a conta,eu acredito sim em preservaçao, mas acredito em igualdade e creio que c eles querem que preservamos ajudem os povos da floresta ou no minimo façam algo que demostre igualdade (reflorestem recuperem seus paises) ; ou será que deveremos ser submissos sempre?
florisvaldo postigo caravante
31/07/2010 - 21h27
POIS É AS PESSOAS DESSE MUNDO SO PENSA EM DESENVOLVIMENTO ,MAS NAUM VE A NATUREZA COMO SE DEVE. AI NAUM SE PENSA NO FUTURO VAI DESMATANDO PRA DEPOIS SE MATAR DE ARREPENDIMENTO . PORQUE NAUM DESVIA AO TRAJETO DA RODOVIA PORQUE NAUM FAZ UM PLANEJAMENTO DE REFLORESTAMENTO . POIS SO SE PENSA EM DINHEIRO , VAMOS VER LA NA FRENTE O RESULTADO . É LASTIMANTE E INADIMISSIVEL ESSA PRATICA DESMATAMENTO INDEFINIDO E SEM FIM ,MAS COM UM FIM TRISTE A HUMANIDADE.
Aldemir Fortaleza
31/07/2010 - 21h30
EUA e sua corja não querem nunca que a América do Sul se integre. Não tem como fazer gemada sem quebrar os ovos. Quero ver se algum país que critíca o Brasil por fazer hidroelétricas e estradas na AMAZÔNIA LEGAL deixaria de fazêlo se fosse em seus países e também se se importariam da reclamação mundial. Nosso povo precisa ser mais crítico e entender melhor o nosso imenso Brasil. Como podemos admitir que em pleno século XXI eu não possa ir de carro da minha querida Fortaleza, ou mesmo de S. Paulo, direto para Manaus, ou Boa Vista, em estradas boas??? Precisamos fazer o que nos interessa e não o que os que nos exploraram por séculos querem...CORDEM E DEIXEM DE TER MENTE DE COLONIZADO
EUCLIDES HONORIO
31/07/2010 - 21h35
Tem que contruir varias rodovias, a amazonia esta isolada, o povo da amazonia merece progresso e melhores condiçoes de vida. desenvolvimento para a amazonia já.
MARCUS VINICIUS
31/07/2010 - 21h40
NÓS, QUE MORAMOS NA AMAZÔNIA, VEMOS TODOS CONDENANDO AS RODOVIAS, AS PONTES, TUDO, AS HIDROELÉTRICAS E TUDO MAIS QUE CONSTROEM AQUI. VI A ATRIZ CRISTIANE TORLONI CRITICANDO A CONSTRUCAO DA TRANSAMAZÔNICA. SERÁ QUE ELA NO CARRAO , COM AR CONDICIONADO, SHOPPINGS, E TUDO MAIS, JÁ PRECISOU CARREGAR UM FILHO A PÉ OU NA GARUPA DE UM ANIMAL PARA LEVAR UM FILHO , OU COMPRAR ALGUM MANTIMENTO POR KILOMETROS? É MUITO F'SCIL FALAR EM ECOLOGIA QD NAO NOS COMPETE. PERGUNTEM A UM MORADOR DO INTERIOR DA AMAZONIA QUE ANDA DIAS COM UM FILHO NAS COSTAS DE UM ANIMAL, SE PENSA NA ECOLOGIA OU NA SAÚDE DO FILHO? TODOS SAO HIPOCRITAS.
SAIAM DOS CARROES, DAS LOJAS, DOS RESTAURANTES, DOS SUPERMERCADOS E VAO MORAR KILOMETROS DE UMA BUDEGA E DIGAM QUE É MELHOR ASSIM. BANDO DE HIPOCRITAS. VAO FAZER ECOLOGIA NA CASA DE VOCES. VAO A PÉ AO TRABALHO, MANDEM OS FILHOS ANDAR 2 OU 3 H PARA CHEGAREM NA ESCOLA.
ECOLOGIA É TAO BOM? VENHAM MORAR ONDE NAO CHEGA CARRO, LUZ, COMIDA.
MARCUS VINICIUS
31/07/2010 - 21h45
ESPERO QUE LULA, DILMA, OU SEJA LÁ QUEM FOR, CONTINUE A ABRIR ESTRADAS NA AMAZÔNIA E ONDE TIVER UM BRASILEIRO MORANDO E NECESSITANDO DE ACESSO Ã SAÚDE, EDUCACAO E ALIMENTO. TOMARA QUE DESBRAVEM A AMAZONIA. PRESERVANDO AO MAXIMO, MAS NOS DANDO CONDICOES DE VIVER BEM, COM ACESSO A TUDO QUE TODOS PODEM TER.
Dellveiga
31/07/2010 - 21h50
faço das minhas palavras as do sr algusto,aqui no ceara pra se conseguir uma licença para tanques de camarão é uma dor de cabeça,mas tem que ser mesmo,se não vamos devastar o cera o brasil e o mundo.
mas a meteria esta ótima ,é muito bom quando os meis de comunicação fazem este uma reportagem deste porte,todos conmentão com sastifaçao
parabéns
AMÉRICA DO SUL
31/07/2010 - 21h58
América do Sul. Continente sem lei e com governantes inescrupulosos, corruptos e omissos. Vivem como se não houvesse amanha. Coitados dos nosso neto e bisnetos. Os deles também.
jose irineu ferreira
31/07/2010 - 22h03
Acho que isto ja esta virando uma esculhambação , isto e um dever do Ministro da defesa Brasileira.interferir nestes abusos que vem ocorrendo nesta mega rodovia da Amazonia com o PERU, verificar o que esta fora da lei e fazer valer a lei, colocar urgente um comando do exercito Brasileiro para controlar, esta mega rodovia da Amazonia por se tratar da soberania exclusivamente Brasileira com o apoio da Policia federal , na prisão de traficantes e as prostituição que vem ocorrendo neste local , acabar com os acampamentos de lonas azul. ilegais se isto e uma destruição com a fronteira Brasileira e soberania nacional e um caso para o Sr Ministro da defesa, Nelson Jobin. resolver urgente com o Presidente da República do Brasil , evitando assim um campo de concentração sem leis , esta e a minha observação estrategica .nacional.
José Olimpio
31/07/2010 - 22h03
O Augusto tem razão e o Indio tem razão !
A Amazônia é nossa e a é burocracia enorme!
A população que necessita sobreviver e colonizar o próprio país tem que entrar e viver nele, seja aonde for.
Criou-se uma aura, em que tudo e todos que entram na Amazônia são ilegítimos!
Grande mérito e responsabilidade de pseudos ecolólogos urbanos e principalmente estrangeiros! Todos eles usam colares de diamantes, esmeraldas e etc., qualquer deles, no mínimo, usa uma aliança de ouro.
Ilegítimos são esses "experts" manipulados e manipuladores.
Já arrazaram suas cidades e seus países e agora querem dominar os nossos com novas abordagens ecológicas.
Novas fronteiras e o desenvolvimento gerado com a colonização, é o inicio da sabedoria e sobrevivência para gerações.
O bem comum só é possível em igualdade de condições e de direitos.
A AMAZÔNIA É NOSSA !! FORA ONGs ESTRANGEIRAS !!
Ribamar Fonseca
31/07/2010 - 22h04
Os nossos órgãos de defesa de meio ambiente morreram no nascedouro. Não esperem muito deles. A corrupção venceu, infelizmente. A estrada é importante para aquela região do Brasil. Os amazônidas não podem viver isolados no meio da selva. Conheço a região e muito andei por lá. Requer a área maior presença do governo federal, de todas os seus ministérios. Quem quer que assuma as rédeas da Nação, deve se preocupar com a questão. A real presença dos brasileiros alí é de fundamental importância para a integridade nacional. Selva!
Wilson
31/07/2010 - 22h06
Impressionante como vc's da mídia ainda acham que a gente acredita em tudo que lê. Me digam: quanto os interesses inescrupulosos através das ONG's pagaram vc's pra colocar essa reportagenzinha?
A Amazônia é pra ser usada, com racionalidade, mas usada e não ser preservada sobre o pretexto ambiental, porque mau maior é a pobreza do ser humano, resolvam primeiro isso e depois sobra algum lastro de moral pra questionar outras coisas. Tanta riqueza sem poder ser usada, devido a desculpas esfarrapadas, é burrice! Mas brasileiro é campeão em burrice mesmo.
JR
31/07/2010 - 22h06
Quanta ignorância.
Uns alegam que outros não sabem interpretar textos, mas não dominam o mínimo do PORTUGUÊS.
A reportagem refere-se ao Peru, mas os rios de lá desagüam nos daqui (e o mercúrio pode vir junto).
A idéia de que destruir floresta é sinônimo de desenvolvimento aponta para um retrocesso ao século XIX, quando todas as máquinas eram a vapor e a única fonte de energia era a lenha.
Dizer que grande parte da Amazônia ainda se encontra preservada é uma tremenda tolice. Na verdade, boa parte da Amazônia ainda não foi destruída, mas será um dia. Por onde o Homem já passou, nada restou.
Aloísio Portes
31/07/2010 - 23h18
Como sempre, a arrogância e a ganância humana destruindo o meio ambiente. Estamos vivendo num mundo de Avatar.
Jatemos
31/07/2010 - 23h19
Ja temos muitos problemas aqui, mandem os peruanos ligaraem para o S. Stallone.
Manoel
31/07/2010 - 23h20
Nunva vi reportagem mais enganosa, contraditória e e mal-intencionada do que esta. Fico decepcionadíssimo com a UOL em veicular esta matéria.
Saulo
31/07/2010 - 23h29
Os Marcianos ocuparão a terra. Várias pesquisas realizadas neste pequeno planeta do sistema solar por seus discos voadores, concluiram que não existe vida inteligente no lugar.
Júnior
31/07/2010 - 23h38
Viajei de Puerto Maldonado para o Brasil por essa estrada, em 2007. Grande parte dela ainda estava em construção. O problema não é só o impacto ambiental ao longo de toda a estrada, o problema é o que vai e vem por ela, sem fiscalização... Algum inocente aí falou em "potências dominantes" e em "não querer que se explore a Amazônia"? Narcotraficantes e biopiratas já exploram há muito tempo... Outro inocente aí falou de problema de peruanos? Ah, sim, problema em fronteira é problema de um lado só...
Adilson
01/08/2010 - 00h12
Parece que tem gente não quer que a região da Amazônia receba uma estrada na qual trará pregresso. Mehor os habitantes dessa terra explorar o ouro do que guardar intacto essa região para dar de mãos beijadas aos estrangeiros. Mas, tudo o que se faz para a imprensa desse país é ruim. Porém, quando acontece o caos em São Paulo, que é governado pelo PSDB, essa mesma imprensa não diz nada. Seria isso porque o Serra vai mal nas pesquisas nessa região????
Doidão
01/08/2010 - 00h14
Tempestade em copo de AGUA, esse povo quer levar nossa região para a idade média, o desmatamento está retrocedendo , e uma ou outra estrada não vai acabar com a selva toda, isso esta me parecendo , sensacionalismo destas malditas ong's estrangeiras pqp !
EDMILSON RODRIGUES
01/08/2010 - 00h16
Agora virou moda ensaiar discurso nacionalista para combater qualquer crítica, mesmo que feita de forma séria, a esse tipo de modernização que destrói a Amazônia, sua biodiversidade e seus povos originários. Os canalhas fazem de conta que acreditam que esse crime contra a humanidade e contra o país ajudará a desenvolver o Brasil. Na verdade estão de calças arreadas a espera do estupro planejado pelos países ricos, mormente os EUA, e as empresas transnacionais ávidas por mais lucros, através da Iniciativa de Integração regional que anos as potências tentam impor aos países periféricos e dependentes.
Calhordas são perigosos, imbecis são apenas pessoas diferentes!
Wanderley Alves - Paracatu-MG
01/08/2010 - 00h29
Quando o desenvolvimento econômico acontece com planejamento é ótimo, o que não dar para aceitar é a destruição da Amazônia devido a falta de planejamento dos governantes tanto do Brasil como do Peru.
Sou a favor do desenvolvimento, desde que seja feito com responsabilidade e planejamento.
Adilson
01/08/2010 - 00h30
Querem que a Amazônia fique intacta para dar ela de mão beijada aos americanos. Lá fora já rola uma campanha em que dizem abertamente que a amazônia não é do Brasil. Eles querem colocar na cabeça dos brasileiros que a solução do meio ambiente está na Amazônia. Então, porque lá está cheio de Ongs estrangeiras surrupiando plantas, animais e fazendo o mapeamento geológico do lugar. Não caiam nessa que é furada.
Antonio Felipe Vieira
01/08/2010 - 00h51
quando a mata acabar e os rios secarem, quando tudo o que restar for um imenso deserto éque o homem vai se perguntar se valeu a pena destruir tudo. Não importa nacionalidade ou classe social, os efeitos da natureza são implacáveis a todos nós seres humanos.
Luiz Prado
01/08/2010 - 01h26
Exportar mais gado e soja da Amazônia para a China. Podem aproveitar a exportar chopsticks de madeira boa, também. E certificada, é claro.
Paulo
01/08/2010 - 01h35
É ISSO AÍ ! VAMOS MOSTRAR SÃO PAULO DO PSDB/DEM, O QUE ESTÃO FAZENDO COM OS PROFESSORES . O GOVERNO PAULISTA MANDA A POLÍCIA BAIXAR O CACETE EM QUALQUER PROTESTO CONTRA O SEU GOVERNO, ISSO VC NÃO VÊ NO ESTADÃO, FOLHA, GLOBO. DILMA NESSA CORJA. FUI!!!!!!!!!
LUIZ CARLOS
01/08/2010 - 01h48
PORQUE NÃO DEIXAM A AMAZÔNIA EM PAZ ?
PORQUE ?
É A GANÂNCIA . . .
TODOS QUEREM GANHAR MUITO DINHEIRO . . .
O AGRICULTOR QUE JÁ TINHA O SEU SUSTENTO GARANTIDO PELA PRÓPRIA NATUREZA, AGORA ESTÁ FELIZ PORQUE ESTÁ FICANDO RICO.
TODOS QUEREM FICAR RICOS, COMO SE O DINHEIRO FOSSE MAIS IMPORTANTE QUE A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
ENQUANTO O SER HUMANO NÃO DESTRUIIR TUDO, NÃO IRÁ SOSSEGAR.
O OXIGÊNIO NÃO PÁRA DE SER QUEIMADO NAS FLORESTAS, NOS AUTOMÓVEIS, NAS REFINARIAS, NAS INDÚSTRIAS.
SÓ OS VEGETAIS PRODUZEM OXIGÊNIO.
O PLANCTON ESTÁ DIMINUINDO NOS OCEANOS.
AS FLORESTAS ESTÃO ACABANDO.
A PRODUÇÃO NATURAL DE OXIGÊNIO JÁ ESTÁ MENOR QUE O CONSUMO.
PRECISAMOS DO OXIGÊNIO PARA RESPIRAR
EM MANAUS JÁ SE SENTE FALTA DE AR.
EM VEZ DE NEVOEIRO, O MORMAÇO PERMANENTE DE LÁ, É DE FUMAÇA.
A PAISAGEM ENFEIOU
CADA VEZ MAIS PESSOAS MORREM COM FALTA DE AR.
ESSE JÁ ESTÁ SE TORNANDO UM PADRÃO.
A INDÚSTRIA DO FUTURO SERÁ A DE TUBOS DE OXIGÊNIO.
ESCREVAM O QUE EU ESTOU DUZENDO
Leandro Alves
01/08/2010 - 02h40
Por acaso esse pessoal pensa em deixar as florestas como estão? Claro que devemos preservá-la, mas de maneira racional. Se não podemos fazer estradas por causa do desmatamento, vamos deixá-las ao leo? Devemos ter estradas sim, e quanto a preservação das florestas, acredito que mais cedo ou mais tarde os olhos do mundo afora vão ficar doidos por elas, e se não tivermos ao menos estradas para nos locomovermos por elas como vamos defende-las? Os maiores interessados em deixar como tudo está são os que daqui a uns anos ou séculos vão tentar invadi-las,
Teimoso
01/08/2010 - 02h43
infelizmente esse é o nosso Brasil, nosso mundo, devemos nos preocupar com todos, sejam do Peru, Bolivia, Etc , Etc,afinal devemos preservar nosso planeta, dependemos da nossas Matas, nossos rios, precisamos de alimentos, de peixes, mas algumas pessoas não estão nem aí, vivemos num mundo que dizem que é Democracia, não acreditem nisso, não existe isso, analisem direito, num Pais que vivemos e pagamos juros acima de 12% e ninguem toma providencias, imposto de renda 27%, Pedágios em todos os lugares, combustiveis com preços altissimos, altos preços de IPVA e Licenciamento, isso é Democracia, quem disse isso, rs rs rs..
carlos magno
01/08/2010 - 04h32
Essa estrada é um desastre, beneficia o grande capital, mas prejudica a ecologia, a floresta, o ar, a água que você e eu respira, bebe. Mas uma agressão ao meio ambiente perpetrada pela dupla Lula-Dilma.
Jorge Saad
01/08/2010 - 05h00
Nao quer que derrube? Entao pague. Ja que o mundo "depende da amazonia" para sobreviver, nada mais justo que pagar. Se eu tiver de ir a um hospital privado, antes de ser atendido tenho que deixar o checao, senao... caput.
Ricardo
01/08/2010 - 06h43
Sempre foi assim, estive na região a 30 anos atrás e nada mudou, só a lei ambiental brasileira que ficou a melhor do mundo como se comenta. Na verdade melhor prá quém? Hã, hã...., melhor do mundo para os outros, não para os brasileiros. Melhor do mundo para os europeus e americanos que desta maneira, bajulando o Brasil dizendo isto e aquilo, e nós ó!..........
ficamos no atraso porque tudo é crime ambiental tudo não pode e desta forma, impedem nosso desenvolvimento.
Acorda Brasil.
João
01/08/2010 - 06h45
Cadê o PT de Lula que não comente nada sobre o assunto, na época da transamazonica tudo que era para o desenvolvimento do país, era obra faraonica e estavam degradando a natureza e agora ?
Tudo que acontecia no governo Militar esta se repetindo, isso estamos comentando e mais algumas coisas tipo: Muita corupção, quebra de sigilo etc. Dilma Vem Ai Gente
Renato Spagnol
01/08/2010 - 07h09
Eh muito interessante ressaltar que: Nao totalmente contra o desmatamento da floresta amazonica, mas nao podemos ter o desenvolvimento sem perdas. Eh rodovia eh de extrema necessecidade para o desenvolvimento do interior do Brasil, eh interessante observar também, que a maior parte das criticas veem por parte do sul e sudeste do Brasil, onde ja destruiram tudo que tinham pra destruir, e tudo em nome do desenvolvimento. Sao Paulo hoje, a nossa maior economia a anos atraz, era também uma floresta por inteira, e olha hoje como esta, ressalto, nao sou a favor do desmatamento descontrolado, mas; nao podemos ter desenvolvimento sem condiçoes para que esta se realize. O que deve haver nesses casos, e uma maior fiscalizaçao por parte das autoridades. Quanto a prostituiçao infantil, basta controlar, punir severamente os pedofilos que assim conseguiremos diminuir. Garanto que se derem condiçoes de desenvolvimento para as familias que ali vivem, a prostituiçao infantil ou adulta irà diminuir.
lia mara
01/08/2010 - 07h38
È verdade Gilberto alem dos programas de inclusão digital o Lula deve promover urgente inclusão cultural para que nao se escreva tanta bobagem. Santa Ignorancia
MESSIAS
01/08/2010 - 08h09
COMO TEM IGNORANTE NESTES FÓRUNS, MEU DEUS !!!!!!!!
VOCÊ NÃO GOSTAR DE UM PRESIDENTE É UMA COISA, AFFFF, MAS QUANTA IGNORÂNCIA !!!!!!!!!!!! SE NÃO CHOVE, É CULPA DO LULA, SE CHOVE É CULPA DO LULA, SE HÁ UMA GUERRA É CULPA DO LULA, SE UM GOVERNANTE QUE TEM LAÇOS DE AMIZADE COM O BRASIL TOMA UMA ATITUDE POLÊMICA, A CULPA É DO LULA.... SANTA IGNORÂNCIA !!!!!!!
O LULA MAIS QUE QUALQUER OUTRO PRESIDENTE É QUEM PREGA A IGULDADE DOS PAÍSES, O DESENVOLVIMENTO, A JUSTIÇA SOCIAL, A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EXATAMENTE PARA QUE SITUAÇÕES COMO ESTAS NÃO PERDURE OU NÃO EXISTA MAIS. MAS IGNORANTES E FORMIGAS HÁ EM TODO LUGAR...
Ivo Eckert
01/08/2010 - 08h09
Vivo aqui no Sul, em Santa Catarina. Portanto, comentar problemas do norte, não faz meu gênero. Quero comentar o fato de muitos dos que visitaram a página, o fizeram para desopilar seus recalques políticos, o que fazem com pouca competência, honestidade e muita falta de conhecimento histórico. Ou não sabem que a séculos os países como Brasil, Peru, Bolívia, etc. procuram uma passagem interoceânica que barateie o transporte dos seus produtos e ampliem os negócios com o mundo todo. Hoje não se pode mais ter uma visão apequenada do mundo dos negócios. O problema da prostituição, do garimpo e do desmatamento é uma decorrência e não me parece que o " Mula" numa referência pejorativa que mereceria uma condenação pública, não fosse o Lula o Presidente mais democrático que o Brasil já teve, estendendo a mão sem um dedo o perdido em trabalho duro aos desafetos de plantão.
Amadeu
01/08/2010 - 08h27
Essa reportagem é superficial demais e por isso a maioroa dos comentários é "abestado", meio besta mesmo, por falarem muita besteira. Não dá para comentar algo que não se sabe direito... Seria preciso mais informações para firmar posição sobre o assunto. Já vi textos jornalísticos melhores...
Mauricio Lisboa
01/08/2010 - 11h16
Vivo nesta região ha quase 40 anos e faço rota a muitos anos. Fiz até um site desta viagem: www.rotadosandes.com O que foi feito na região é algo realmente fantástico e maravilhoso e que está melhorando a vida de TODOS que habitam naquela região. Anes gastava uma semana para ir de Rio Branco a Cusco, em caminhos terrivelmente ruins e perigosos, hoje sai cedo de Rio Branco e dorme em Cusco! Antes o preço das coisas, pelo isolamento, eram carissimas para a população, hoje TUDO ficou barato. Esta visão de devastação é míope, há espaço para que o pobre povo peruano possa sonhar em produzir seus alimentos !
Rondoniense
02/08/2010 - 10h57
É impressionante como o pessoal do sul, sudeste, centro oeste trata o povo amazonico como verdadeiros marginais. Ora meus amigos, quando aqui nossos pais e avos chegaram saibam que viemos em onibus com os seguintes dizeres "INTEGRAR PARA NÃO INTERNACIONALIZAR" ou seja, pegaram um monte de gente que ficavam em estradas mais de meses com suas crianças passando fome, frio e sede e enfiaram em matas fechadas largados a todo tipo de sorte do mundo e falarma fiquem ai se não os gringos vão tomar da gente, sei de varias pessoas que suas crianças morreram de desnutrição pois não tinham o que comer, crianças que não tinham leite, meu pais que Deus o tenha abriu matas virgens na foice e facão, andava 150km no meio de matas varios e varios dias para buscar comida e mantimentos na currutela mais proxima. A ordem sabe qual era senhores?! ou desmata 50% da propriedade ou tomaremos sua terra e daremos a outro mesmo com as bem feitorias que ali ja tenha feito. continua...
Rondoniense
02/08/2010 - 11h01
Continuação.... Hoje em dia querem que tenhamos 80% da mata de pé, e aqueles que ja tinham 90% da propriedade desmatada como fica ??? façamos o seguinte senhores, tiremos todo o povo da floresta amazonica e coloquemos em suas cidades que diga-se de passagem não tem mais uma arvore de pé pois seu chão já esta todo preenchido por asfalto ..... comecemos a reflorestar suas cidade e depois vamos sim para a amazonia reflorestar....
josé ely
02/08/2010 - 12h56
Retransmitam. Observem como ´é o solo da maioria da Amazonia.Meu sogro já havia alertado a respeito, quando abriu fazenda no Xingú. A Amazonia é fundamentalmente formada por um solo em formação, on a fertilidade se deve à massa de matéria organica formada por séculos de folhas. Derrubada a mata, o sol vai secando a humidade e, em relativoamente pouco tempo, se torna um grande areal. É um crime, apesar disso poder ser facilmente constatadp em muitos trechos da Transamazônica
José Brenand da Silva
02/08/2010 - 15h17
Não se faz omelete, sem quebrar o ovo; Não defendamos as potenciais, que falam em direitos humanos, e já pensam em despejar bombas no Iran, matando inocentes, entre esse, crianças. Pensemos nisso.
Edson Amorim - Acre
07/08/2010 - 21h45
É ridículo ver tanta falta de respeito com o povo da Floresta, essas pessoas que comentam sobre desenvolvimento, não sabem a realidade da Amazônia, as alterações climáticas, a depredação da natureza, migração para as cidades sem quaisquer infra-estruturas, latifúndios gananciosos que usam de trabalho escravo, perda da tradição e dos princípios de um povo que foi esquecido no tempo, e que agora a ganância capitalista quer extingui-las como fizeram com os nossos índios há séculos.
Gilson Raslan
16/08/2010 - 15h19
Os verdadeiros ambientalistas pensam assim: vamos deixar a natureza intocada e impedir a construção de rodovias e hidroelétricas, e que a população desses áreas que coma pau podre e folhas mortas, ande a pé e use velas Para esses velhacos e certas ONG's, o povo da amazônia que se dane.
Essa corja dá mais valor a um formigueiro e a uma árvora sem nenhuma importância do que ao ser humano, e ainda pousa de defensora dos direitos humanos.
Afirmo tudo isso de cátedra, pois moro em Rondônia (Jaru) e só vejo essas matérias como alarmistas, pois o povo amazônida não pensa como esses calhordas.
A amazônia legal tem 68% de cobertura vegetal nativa. Não pense que nossas florestas foram 32% devastadas. Não, desses 32% sem cobertura vegetal contam rios (que são muitos); lagos naturais; igarapés (que é uma enormidade); cidades (alguém tem que morar em algum lugar); estradas (as pessoas têm que se locomover, pois elas não são árvores para permanecer num mesmo lugar)...
Querem que eu desenhe?
daniel
16/08/2010 - 19h34
a culpa de todo esse desgoverno nao e da interoceanica, e do governo corrupto de alan garcia perez, desgraciadamente ,presidente do peru, que nunca fizccalizo as consquencias da obra, deixando pra a terra de nenguem.
Alvaro Arantes
16/08/2010 - 22h57
Cuidado com essa de "grandes potências q não querem q se explore a amazônia"... Isso pode ser jogada da elite local para diminuir as pressões contra a exploração da amazônia, justamente para q eles fiquem livres para devastar e lucrar...
José A.
17/08/2010 - 23h27
Defender ou condenar é fácil, temos que avaliar racionalmente. Nos comentários entram paixões e não levam a nada.
Há necesisidades para desenvolvimentos, contudo os limites para a destruição também.
O dinheiro compra tudo, abrir a estrada poderia, pode ser mais racional e ecológica. Basta querer e não deixar que a miséria e o egoismo prevaleçam.
OS Governos devem reavaliar seus comportamentos frente a essas evidências. Ou será meio para dar conta da falta de emprego, mão capacitada e livrar-se de responsabilidades?
roberto
19/08/2010 - 17h17
GENTE BURRA , NAO SABEM LER. A REPORTAGEM FALA QUE É NO PERU O PROBLEMA, NAO NO BRASIL. O QUE TEM A VER O LULA COM ISSO:???????????????????????????????
jose maria moreno
19/08/2010 - 19h50
Me sinto envergonhado ao perceber o desrespeito a ortografia nos comentarios aqui postados .
Isso mostra a falta de conhecimento da nossa lingua .....mostra que falta o basico para essas pessoas......é triste perceber o grau de analfabetismo existente no nosso Pais.