Atualização às 19h30
O programa 20 MINUTOS fez um edição especial sobre a posse de Nicolás Maduro na Venezuela nesta sexta-feira (10/01). Na análise, o jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman, diretamente de Caracas, falou sobre a cerimônia que deu início ao terceiro mandato do chavista, que deve ir até 2031.
Entre os temas debatidos com Haroldo Ceravolo Sereza, diretor de redação de Opera Mundi, Altman destacou a relação das Forças Armadas com a população venezuelana.
“Participei do Festival Internacional Antifascista, que tinha cerca de dois mil delegados internacionais. O evento foi dentro da Base Aérea de La Carlota, da Força Aérea venezuelana”, relatou.
Além da posse presidencial, as Forças Armadas do país juraram lealdade a Maduro nesta sexta-feira. De acordo com o jornalista, essa fidelidade é fruto da reforma militar promovida pelo revolucionário Hugo Chávez após derrotar a tentativa de golpe de Estado em 2002.
“Este elemento da soberania militar, de integrar as Forças Armadas ao projeto revolucionário fez uma enorme diferença”, analisou Altman sobre as mudanças feitas por Chávez na Venezuela.
Leia também | Nicolás Maduro toma posse na Venezuela: ‘ganhamos do imperialismo’