Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

O historiador Fernando Novais esteve no programa 20 MINUTOS desta quinta-feira (01/12) e afirmou que a formação do capitalismo é um “processo desigual e combinado”, criando um centro e uma periferia.

“A fundação do Estado está ligada a um plano econômico caracterizado pela formação do capitalismo. Um processo de desenvolvimento econômico, outro é de concentração da riqueza, não da renda. Só que essa concentração se dá em dois níveis.: de um lado, ela é vertical e na sociedade, horizontal”, disse.

Ao jornalista Breno Altman, o Professor emérito da Universidade de São Paulo e autor de diversas obras, como Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, Novais comentou durante o programa acerca da independência brasileira e seus contornos, o colonialismo e a escravidão.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Veja a entrevista na íntegra:

Para ele, é as colônias que “alavancam” o desenvolvimento das metrópoles, formando um “conjunto do mundo colonial”. O professor rebate historiadores portugueses, que, ao defenderem que Portugal não era contemporâneo e ter a industrialização atrasada, não explorava suas colônias.

“Quando comparamos o Brasil com a América espanhola, nós podemos compreender que, no Brasil, o problema da camada da elite política e da classe dominante do senhorio colonial era um dilema de autonomização com relação à metrópole e manutenção da dominação social, preservação, escravidão. Isso era uma contradição, porque todo o movimento é baseado no liberalismo, que é incompatível com a escravidão”, afirmou.

Professor emérito da USP, Novais comentou durante o programa acerca da independência brasileira, colonialismo e a escravidão; veja vídeo na íntegra