Iván Cepeda lidera intenções de voto na Colômbia, aponta pesquisa
Dados do Instituto Invamer mostram candidato do Pacto Histórico com 31,9% no primeiro turno e venceria indicação da extrema direita; eleição é em maio de 2026
Seis meses antes do primeiro turno, o senador de esquerda e candidato presidencial da coligação progressista Pacto Histórico, o senador Iván Cepeda, destaca-se novamente hoje como um dos candidatos com maior apoio popular na Colômbia, segundo a mais recente pesquisa do instituto Invamer.
Num hipotético primeiro turno, o congressista lidera a intenção de voto com 31,9%, seguido por Abelardo De la Espriella (extrema direita) com 18,2% e Sergio Fajardo, que se define como centrista, que obteve 8,5%.
A pesquisa, realizada com 3.800 pessoas em 148 municípios (cerca de 13% de todo o território nacional) entre 15 e 27 de novembro, também revelou que, em um possível segundo turno entre De la Espriella e Cepeda, este último alcançaria 59% de apoio.
No entanto, se a disputa fosse com Fajardo, haveria um empate técnico, já que a diferença entre eles seria de dois pontos e meio, com Cepeda obtendo 48,9% dos votos, mas essa porcentagem está dentro da margem de erro prevista pelo estudo.
Quando questionados se votariam em um candidato que apoia o governo de Gustavo Petro, 50,2% dos cidadãos responderam favoravelmente. O primeiro turno das eleições presidenciais será realizado em 31 de maio de 2026.






















