Panamá realiza exercícios militares com EUA próximo ao canal
Programa que durará 45 dias foi proposto pelo próprio governo panamenho como gesto para ‘normalização das relações’ entre os países
Forças militares do Panamá em conjunto nos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira (12/01) um programa de exercícios militares em conjunto visando o treinamento de segurança na Zona do Canal do Panamá.
Segundo o ministro da Segurança do Panamá, Frank Abrego, houve uma reunião prévia com as autoridades dos Estados Unidos, na qual foram discutidos os parâmetros que vão reger o programa a ser realizado na Zona do Canal.
“Foi pedido aos líderes (militares) que participarão do programa que atuem com o máximo de respeito à soberania nacional do Panamá”, alegou Abrego.
O ministro também ressaltou que o programa foi uma iniciativa do governo panamenho, liderado pelo presidente José Raúl Mulino, e que se trataria de um “gesto visando a normalização das relações” entre o Panamá e os Estados Unidos.

Exercício militar conjunto se desenvolverá entre 12 de janeiro e 26 de fevereiro
Ministério de Segurança do Panamá
Cronograma
O cronograma prevê 45 dias seguidos de exercícios conjuntos – até o dia 26 de fevereiro –, com o objetivo de “fortalecer a segurança nacional”, segundo um comunicado do governo panamenho.
O Ministério da Segurança Pública do Panamá informou em um documentário que o programa contará com a participação de 50 fuzileiros navais dos Estados Unidos e 61 oficiais panamenhos, membros de três corporações diferentes: a Polícia Nacional do Panamá, o Serviço Nacional de Fronteiras e o Serviço Nacional Aéreo e Naval do Panamá.
O comunicado revela que a iniciativa foi batizada como Operação PANAMAX e afirma que pode incluir outros tipos de exercícios a serem realizados no futuro.
Com informações de TeleSur.























