Terça-feira, 30 de junho de 2026
APOIE
Menu

Em declaração emitida nesta terça-feira (23/06), o candidato presidencial Roberto Sánchez, representante da coalizão de centro-esquerda Juntos Pelo Peru, afirmou que seu setor não reconhecerá uma possível oficialização da vitória da ultraconservadora Keiko Fujimori como vencedora do segundo turno das eleições presidenciais do país.

Segundo Sánchez, o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, por sua sigla em inglês) cometeu um erro ao publicar uma resolução de última hora que alterou a contagem dos votos depositados no exterior, medida que teria favorecido a candidata de extrema direita.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

“Ninguém pode mudar as regras do jogo depois que a partida começa. Essa é a causa dessa grave irregularidade, e por isso não reconheceremos um governo da senhora Fujimori que chega ao poder a partir de uma artimanha como essa”, declarou o candidato de esquerda.

Além disso, o candidato enfatizou que não defende a anulação do segundo turno, e sim uma recontagem dos votos, sem a mudança nas regras da apuração, que afirma ter inflado o número de votos a favor de Keiko nas urnas vindas do exterior, especialmente no caso das zonas eleitorais dos Estados Unidos.

Mais lidas

“Não não há razões válidas para que o ONPE recuse uma medida que busca tornar os números transparentes. Por que não querem considerar uma recontagem? O que estão escondendo? Uma segunda contagem não daria mais confiança ao resultado? Não seria uma forma de mostrar que a democracia não venceu?”, questionou.

Diferença pequena

Até o momento, a apuração do segundo turno presidencial no Peru mostra Keiko Fujimori liderando com 50,11% (9,19 milhões de votos totais), contra 49,89% de Sánchez (9,15 milhões de votos totais).

A diferença entre os dois é de pouco mais de 40 mil votos.

Ainda faltam exatamente 250 urnas a serem apuradas, em um processo que se tornou mais lento devido a que tais atas estão questionadas por observadores eleitorais, e precisam ser avaliadas pelo Juizado Especial Eleitoral (JEE) para que sua contabilização seja autorizada.

Sánchez e coalizão de esquerda acusam ONPE de fraude na apuração das eleições peruanas
Juntos Pelo Peru

Nova manifestação

Sánchez também anunciou para o próximo sábado (27/06) uma nova marcha nacional para mostrar apoio popular contra o processo de apuração considerado fraudulento por parte da coalizão Juntos Pelo Peru.

A manifestação do próximo sábado será a segunda convocada pelo candidato, repetindo a realizada na última sexta-feira (19/06), que reuniu cerca de 30 mil pessoas em Lima, e muitas outras no interior, especialmente no sul do país – onde ele obteve suas maiores votações durante o pleito.