Terremoto no México interrompe coletiva de Sheinbaum; veja vídeo
Mandatária mexicana viralizou nas redes por reação tranquila durante forte abalo sísmico na capital do país, que atingiu magnitude de 6,5 graus
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, precisou interromper sua tradicional entrevista coletiva matutina, nesta sexta-feira (02/01), devido a um terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala Richter, que atingiu a capital do país.
O movimento sísmico afetou não só a Cidade do México como também as regiões de Guerrero (onde foi o epicentro), Sonora, Oaxaca e Baixa Califórnia. Segundo o diário La Jornada, em reporte emitido às 13h30 (hora de Brasília), há apenas um registro de vítima fatal em função do episódio.
O terremoto obrigou a presidente a interromper uma declaração sobre um projeto de lei relacionado à reforma do setor ferroviário do país, que seria apresentado ao Congresso no início da próxima semana.
Em vídeo que se tornou viral nas redes sociais, Sheinbaum reage com tranquilidade já durante os primeiros segundos do terremoto. “Uh, está tremendo, vamos sair, com calma”, diz a mandatária, que caminha tranquilamente e inclusive orienta os jornalistas a evacuarem o recinto antes dela, que é rapidamente cercada por guarda-costas.
Veja o vídeo com o momento em que o terremoto interrompe a transmissão ao vivo da entrevista coletiva com a presidente do México:
⚡️ Claudia Sheinbaum tuvo que interrumpir este viernes de manera intempestiva su habitual rueda de prensa luego de que comenzara a sonar una alerta sísmica que anticipó el temblor pic.twitter.com/NKWdURX3m6
— RT en Español (@ActualidadRT) January 2, 2026
Contato com governadores
Minutos depois, quando a coletiva foi retomada, a presidente informou que entrou em contato com os governadores dos estados atingidos, e que teve uma longa conversa, principalmente, com a governadora Evelyn Salgado, do estado de Guerrero, onde foi o epicentro do terremoto.
Ver | México aumenta salário mínimo e reduz 8 horas na jornada de trabalho
“Foram acionados os protocolos de proteção civil, que estão atuando para ajudar as pessoas que possam ter sido atingidas, e também estão avaliando os danos estruturais, e eu disse aos governadores que o governo federal está pronto para oferecer toda a ajuda que for solicitada, seja ela financeira, logística ou de outra natureza”, comentou Sheinbaum.
Em seguida, a mandatária felicitou os jornalistas presentes na coletiva por “manterem a calma durante a situação de emergência, vocês se comportaram de maneira admirável”.
Com informações do La Jornada.
























