Segunda-feira, 8 de junho de 2026
APOIE
Menu

Em comunicado publicado nesta segunda-feira (24/11), o governo da Venezuela criticou de forma “firme e categórica” as declarações do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio classificando o suposto grupo narcotraficante Cartel dos Sóis como uma “organização terrorista”.

De acordo com Caracas, o pronunciamento do funcionário estadunidense constitui “uma nova e ridícula invenção”, e que ela “está destinada a criar um pretexto para legitimar uma intervenção ilegítima e ilegal” contra o território venezuelano.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

“Rubio está repetindo uma mentira infame e vil, uma narrativa sobre uma organização inexistente que tem sido usada em inúmeras ocasiões para promover agressões políticas, diplomáticas e militares contra a Venezuela”, diz o comunicado.

Também segundo o documento, “essa manobra terá o mesmo destino das anteriores: o fracasso, devido à falta de provas e à ampla rejeição na região”.

Mais lidas

‘Unidade popular’

Em outro trecho, o comunicado afirmou ser “um absurdo que um alto funcionário do governo dos Estados Unidos invista esforços em atacar a Venezuela, forçando o nosso país a responder por calúnias e difamações”.

Além disso, Caracas instou Washington a retificar sua “política errática de agressão e ameaças”, afirmando que essas ações afetam não apenas a Venezuela, mas também os países caribenhos, “sem contribuir em nada para um combate genuíno ao narcotráfico”.

Palácio de Miraflores, sede do Poder Executivo venezuelano
Governo da Venezuela

A declaração venezuelana conclui enfatizando que “a unidade popular, institucional e militar irá salvaguardar a paz e os interesses da República contra qualquer ameaça externa”.

Contexto

Vale lembrar que os Estados Unidos têm mobilizados suas forças militares no Mar do Caribe desde julho deste ano, com navios atuando próximos do território marítimo da Venezuela e atacando embarcações que supostamente transportavam drogas.

Em 11 de novembro, o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, estacionou nas proximidades da linha que delimita o território marítimo venezuelano, elevando a tensão entre os dois países.

Neste domingo (23/11), uma reportagem da agência Reuters afirmou que os Estados Unidos estão prontos para lançar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela nos próximos dias.

Com informações de TeleSur e da Reuters.