Análise: Os Estados Unidos atacarão a Venezuela?

EUA buscam criar conflito com suposta "ajuda humanitária" para justificar ação militar, avalia Breno Altman

Redação

Breno Altman, fundador de Opera Mundi, em seu programa 20 Minutos Internacional desta quarta-feira, 20/2, respondeu à seguinte pergunta: "Os Estados Unidos atacarão a Venezuela?"

Para Altman, há informações sólidas sobre movimentação de tropas, especialmente marítimas, dos Estados Unidos em direção a pontos estratégicos. O governo cubano, conforme noticiou Opera Mundi, apontou que os EUA estão realizando voos de transporte militar para República Dominicana, Porto Rico e outras ilhas do Caribe, regiões nas quais os EUA possuem pontos de apoio para uma eventual agressão militar ao país governado por Nicolás Maduro.

Parte importante dessa movimentação, que se intensificou a partir de 23 de janeiro, quando o deputado Juan Guaidó se autoproclamou presidente do país, é a busca de um pretexto para justificar a ação militar. A investida nesse sentido agora é a tentativa de criar um conflito para a entrada de uma suposta "ajuda humanitária" na Venezuela, pela fronteira da Colômbia, no próximo final de semana, "para justificar um eventual ataque militar, sempre em nome de causas humanitárias."

Assista à análise completa no vídeo abaixo:

Comentários