Segunda-feira, 8 de junho de 2026
APOIE
Menu

O vice-presidente chinês, Han Zheng, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, em Pequim, nesta segunda-feira (01/06), segundo a agência Xinhua. Zheng afirmou que, sob a orientação estratégica dos presidentes Xi Jinping e Luiz Inácio Lula da Silva, a construção de uma comunidade com futuro compartilhado entre as duas nações está progredindo de forma constante.

Além disso, o vice-presidente chinês afirmou que Pequim sempre encarou e desenvolveu seus laços com o Brasil a partir de uma perspectiva decisiva e de longo prazo, e está disposta a promover uma colaboração estratégica de alto nível.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

Dessa forma, ele também observou que ambos os países devem fazer melhor uso dos mecanismos existentes para fomentar a cooperação com maior conteúdo tecnológico e valor agregado.

Por sua vez, Vieira afirmou que, nos últimos anos, a confiança política entre os gigantes sul-americanos e asiáticos tem sido ainda mais fortalecida pela interação entre seus líderes, acrescentando que o multilateralismo está sob ataque sem precedentes e que, nesse contexto, é especialmente importante aprofundar a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado.

Mais lidas

Vice-presidente chinês Han Zheng e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Vieira
Foto: Wang Ye / Agência de Notícias Xinhua

A visita do chanceler brasileiro é para participar do 5º Diálogo Estratégico Global (DEG) entre o Brasil e a China, que será realizado nesta segunda-feira e terça-feira (02/06) em Pequim. O DEG é um mecanismo de diálogo entre os dois países e permite o intercâmbio das agendas global, regional e bilateral.

Além da reunião com Zheng, a agenda de Vieira inclui o encontro com o ministro de Comércio, Wang Wentao. O ministro brasileiro ainda visitará o Museu Nacional da China, que abriga os eventos de comemoração do Ano Cultural Brasil-China.

De acordo com o Itamaraty, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e registra comércio bilateral de R$ 888,68 bilhões (US$ 170,9 bilhões). O saldo comercial é de R$ 150,80 bilhões (US$ 29 bilhões), alcançado pela exportação de produtos agropecuários brasileiros.

Ambos os países são também sócios fundadores do BRICS e de seu banco de desenvolvimento, o NDB, com sede em Xangai e atualmente sob o comando da ex-presidente Dilma Rousseff.