Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

Durante a reunião ministerial convocada às pressas na manhã deste sábado (03/01), o presidente brasileiro de Luiz Inácio Lula da Silva reiterou os pontos que foram abordados em seu pronunciamento nas redes sociais, que condenou os ataques dos Estados Unidos.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que a Presidência coordenou o encontro que teve a participação dos ministros das Relações Exteriores, da Defesa, da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação Social, da Justiça e Segurança Pública, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Segundo o Itamaraty, José Múcio, à frente da pasta da Defesa, indicou não haver movimentação atípica na fronteira do Brasil com a Venezuela, que seguirá sendo monitorada. A autoridade ministerial acrescentou ainda que manterá contato com o governador de Roraima.

Por sua vez, o chanceler Mauro Vieira relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou que, até o momento, não há registros de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques norte-americanos. O ministro informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para acompanhar a situação interna.

Mais lidas

Por fim, o comunicado brasileiro informa que uma nova reunião de alto nível está prevista para o final da tarde deste sábado.

Na madrugada, os Estados Unidos confirmaram ter atacado o território venezuelano e, o presidente norte-americano Donald Trump, declarou por redes sociais ter “capturado” o líder Nicolás Maduro e a sua esposa Cilia Flores. Segundo um comunicado oficial lançado por Caracas, a ofensiva de Washington atingiu as regiões de Caracas, Miranda, Aragua e La Guaira.