Trump ameaça iniciar ações terrestres ‘muito em breve’ na Venezuela
Caracas repudia acusação de narcotráfico e afirma estar pronta para revidar qualquer agressão contra soberania e integridade territorial do país
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (27/11) que as operações terrestres na Venezuela devem começar “muito em breve”. A declaração foi dada durante uma conferência online para os militares norte-americanos por ocasião do Dia de Ação de Graças.
“Detivemos quase 85% [das drogas] por mar e também começaremos a detê-los por terra. Por terra é mais fácil, mas isso começará muito em breve. Nós os avisamos: parem de enviar veneno para o nosso país”, disse o republicano.
Ele agradeceu os militares por terem “trabalhado para dissuadir a Venezuela e os narcotraficantes. “Estamos fazendo muito”, disse, ao frisar que as drogas enviadas à costa norte-americana “matam centenas de milhares de pessoas por ano”.
Trump se referia aos ataques norte-americanos às embarcações no Caribe, que já mataram 83 pessoas, sem qualquer comprovação sobre a relação dos tripulantes assassinados com o narcotráfico. Desde setembro, os EUA se movimentam na região, com o envio de oito navios de guerra, caças F-35 e o porta-aviões Gerald Ford, o maior do mundo.
A declaração de Trump ocorre após Washington incluir o chamado Cartel de los Soles – que os EUA alegam ser comandado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro – na lista de organizações terroristas. O republicano frisou que a classificação oferece “base legal” para atacar alvos do governo venezuelano em território estrangeiro.
O governo venezuelano reiterou considerar “ridícula” a inclusão do Cartel de los Soles na lista de organizações terroristas e negou qualquer vínculo com narcotráfico, acusando Washington de buscar uma mudança de regime.

Trump ameaça iniciar ações terrestres ‘muito em breve’ na Venezuela
Alyssa Joy/Marinha dos EUA
Venezuela
Na noite desta quinta (27/11), o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, afirmou que o país enfrenta “um assédio de fato” e uma estratégia militar “que busca quebrar o espírito do país”. Washington alimenta “relatos extravagantes construídos desde a mentira” para tentar “apoderar-se das riquezas da nação”, disse.
Segundo Padrino López, os venezuelanos estão prontos para o combate. “Neste ano de 2025 nós estamos prontos, dispostos a dar resposta a qualquer agressão contra o povo da Venezuela, contra sua soberania, contra sua integridade territorial, e a Aviação Militar Bolivariana sabe que tem de golpear duro, onde tiver de golpear, golpear e vencer”, acrescentou.
O ministro da Defesa passou um recado à Casa Branca: “não cometam o erro de atacar a Venezuela”. “Estamos dispostos a fazer qualquer coisa, a lutar, a morrer, mas nunca morreremos, vamos viver e vamos vencer”, afirmou Padrino.
Padrino López afirmou, ainda, que o objetivo do Departamento de Guerra do governo Trump é “militarizar” toda a América Latina e o Caribe. E se dirigiu aos governos “que se prestam ao jogo imperialista”.
“Digo a esses chefes de governo pararem de agir contra o sentimento de seus povos, os povos da América Latina e do Caribe não querem guerra, querem paz, desenvolvimento e emergir no novo mundo que está nascendo, de igualdade e respeito entre as nações”, afirmou.
























