Venezuela anuncia libertação de 116 prisioneiros de Estado ligados a ataques golpistas
Segundo Ministério do Serviço Penitenciário, decisão sob governo interino dá seguimento ao processo iniciado pelo presidente Nicolás Maduro e será mantido 'de forma permanente e contínua'
Mais 116 prisioneiros de Estado, opositores associados a tentativas golpistas e ataques “contra a estabilidade da nação”, foram libertados, informou nesta segunda-feira (12/01) o Ministério de Serviços Penitenciários da Venezuela, acrescentando que a decisão foi tomada pelo governo interino de Delcy Rodríguez.
“Essas ações dão seguimento à revisão abrangente dos casos, iniciada voluntariamente pelo presidente constitucional Nicolás Maduro Moros. Esse processo manteve sua continuidade sob a direção da presidente responsável Delcy Eloína Rodríguez Gómez, dentro do âmbito de uma política orientada para a justiça, o diálogo e a preservação da paz”, detalhou a pasta, em comunicado.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o governo venezuelano, as 116 solturas se somam às 187 realizadas em dezembro passado. O “procedimento de revisão será mantido de forma permanente e contínua”, com “estrita adesão ao sistema jurídico atual”, afirmou ainda o ministério.
Na última quinta-feira (08/01), o presidente da Assembleia Nacional (AN), Jorge Rodríguez, anunciou em coletiva que a Venezuela iniciaria imediatamente a libertação de “um número significativo de venezuelanos e estrangeiros”, como “um gesto unilateral” do governo bolivariano para consolidar a paz interna.
A medida foi implementada uma semana após os atentados dos Estados Unidos em território venezuelano que culminaram no sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores; com a morte de pelo menos 100 pessoas, entre civis e militares, e com danos a várias infraestruturas.
(*) RT en Español























