A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta sexta-feira (08/01) que o bloco garantiu a compra de mais 300 milhões de doses da vacina contra a covid-19 criada pela Pfizer e pela BioNTech. Com isso, a União Europeia terá acesso a 600 milhões de doses do imunizante BNT 162b.
“No momento, temos acesso a 300 milhões de dose da vacina da Pfizer. A boa notícia é que agora nós acertamos a extensão do contrato com a Pfizer e agora poderemos comprar até 300 milhões de doses adicionais dessa vacina, assim dobraremos as doses da vacina da Pfizer”, informou von der Leyen durante uma coletiva de imprensa.
Em comunicado, a Comissão Europeia informou que ofereceu aos Estados-membros a compra de 200 milhões de doses agora, com a opção de comprarem mais 100 milhões adicionais. Esse novo lote de compras será entregue a partir do segundo trimestre de 2021.
A BNT 162b já está sendo aplicada em todos os países do bloco desde o dia 26 de dezembro e foi a primeira imunização a receber a liberação para uso emergencial da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Nesta sexta, o órgão ainda liberou que cada ampola de vacina pode dar seis doses – e não as cinco como alguns países estavam aplicando.
Ao todo, a Comissão fechou acordo com seis fabricantes de vacinas contra o novo coronavírus. Entre as compras já acertadas e as possíveis adições, o bloco garantiu 2,2 bilhões de doses de vacinas, muito mais do que o suficiente para vacinar os 380 milhões de moradores do bloco. A pressa em garantir mais doses da Pfizer/BioNTech se justifica por conta da demora na finalização dos testes dos demais imunizantes.
Wikimedia Commons
União Europeia terá acesso a 600 milhões de doses do imunizante BNT 162b