A farmacêutica Pfizer, que produz uma das vacinas contra a covid-19 em parceria com o laboratório alemão BioNTech, adiou a entrega de um novo lote do imunizante para a Espanha e outros sete países da União Europeia por “problemas logísticos” na fábrica da Bélgica.
Segundo o jornal El País, a informação foi confirmada pelo Ministério da Saúda da Espanha, que não citou quais são os demais países afetados.
Em entrevista à rádio espanhola SER, o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, disse que o incidente não gera “nenhum problema” no plano de vacinação do país.
“Nos comunicaram um problema logístico e que as doses de hoje chegariam finalmente na terça-feira. Amanhã, na primeira hora, estarão disponíveis nos pontos de entrega. O envio foi adiado em 24 horas”, disse o ministro. O país espera receber 350 mil doses da vacina.
Fotos Públicas
Espanha espera receber 350 mil doses da vacina
Ainda segundo Illa, o problema aconteceu no “processo de carregamento e envio relativo à temperatura”. As vacinas que utilizam material genético do vírus, como a da Pfizer, devem ser armazenadas em temperaturas de -70 graus Celsius.
O atraso ocorre um dia após o início da campanha da vacinação conjunta iniciada pelos países da União Europeia. Neste domingo (27/12), cidades como Madri, Paris e Atenas aplicaram as primeiras doses da vacina contra a covid-19 do bloco.
Ao todo, a Europa registrou mais de 25,4 milhões de casos de covid-19 e quase 550 mil mortes. Além da vacina Pfizer, a UE deve aprovar em breve a vacina da AstraZeneca e Oxford.
*Com ANSA