Bob Dylan ganha Nobel de Literatura de 2016

Ícone do folk e do rock é agraciado por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana"

Deutsche Welle

0

Deutsche Welle Deutsche WelleTodos os posts do autor

O cantor e compositor americano Bob Dylan ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2016, anunciou nesta quinta-feira (13/10) a Academia Sueca, em Estocolmo. O astro da música folk e do rock foi escolhido por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana", afirmou a secretária da Academia, Sara Danius.

Danius acrescentou que Dylan tem o status de um ícone e influenciou profundamente a música popular contemporânea. Há décadas se especulava sobre um Nobel de Literatura para o cantor, mas muitos argumentavam que a Academia não iria reconhecer um astro da música pop.

Além disso, dar o prêmio para um músico poderia também ser interpretado como uma crítica indireta à literatura contemporânea, o equivalente a dizer que não há nenhum escritor digno do prêmio.

dapd

Cantor Bob Dylan ganhou Prêmio Nobel de Literatura de 2016

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Dylan completou 75 anos em 24 de maio. O cantor, nascido numa família judaica de classe média de Minnesota, começou a se apresentar em cafés da região boêmia Greenwich Village, em Nova York, no início dos anos 1960, durante o revival da música folk, do qual foi um dos maiores expoentes.

Composições dessa época, como Blowing in the wind e The times they are a-changin se transformaram em hinos da canção folk de protesto e dos movimentos contra a Guerra do Vietnã e em favor dos direitos civis.

Entre os discos mais cultuados pelos fãs estão os clássicos Highway 61 Revisited (1965), Blonde on Blonde (1966) e Blood on the Tracks (1975).

AS/efe/dpa/afp

Comentários