Museu de Imigração

Museu de Imigração de São Paulo promove mostra sobre refúgio sírio

Programação para crianças tem foco educativo e atividades que incluem exposição, visita temática e contação de histórias

Redação

O Museu da Imigração (MI), associado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove na cidade entre os dias 04 e 31 de janeiro a mostra “Sonhos Refugiados”, que revela o olhar da criança sobre a realidade do refugiado. Com desenhos feitos por jovens sírios, a exposição, que acontece na Hospedaria em Movimento, tem o objetivo de revelar anseios e objetivos dos que vivem em situação de refúgio. 

Para o MI, os desenhos trazem uma oportunidade de abordar a questão do refúgio com as crianças. O museu diz em nota que a atividade deve proporcionar “uma reflexão importante para a vida em sociedade desde cedo”. A visitação é aberta de terça a sábado, das 09 às 17 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas.

A instituição traz outras atividades que buscam incentivar o aprendizado sobre questões de migração. O Núcleo Educativo do Museu realizará as visitas temáticas “Crianças que migram”, aos sábados e domingos de janeiro, às 11 horas. A ideia é convidar os pequenos e os adultos a trocarem impressões sobre migração, deslocamento e território.

Outra opção para o público infantil no museu é a contação de histórias. Quem guia a experiência é Paula Strano, pedagoga e autora do livro “Três Navios”, que conta a história de Laurinha. No enredo, a menina fica intrigada ao perceber as diferentes versões contadas pela família sobre a viagem para o Brasil. A apresentação acontece nos dias 13 e 27 de janeiro, às 15 horas.

Além destas ações, o museu realiza outras atividades gratuitas para as crianças, como a “Colecionando Coleções”, que ocorre explorando a diversidade do jardim do MI, e a “Mundo de Brincar”, com jogos de tabuleiro, piscina de bolinhas e brinquedos educativos.


Mostra “Sonhos Refugiados”

Data de exibição: de 4 a 31 de janeiro

Horários: de terça a sábado, 9h às 17h; aos domingos, das 10h às 17h


Visitas Temáticas “Crianças que migram”

Data de exibição: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro 

Horário: 11h

Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br


Contação de Histórias – Livro “Três Navios”

Data de exibição: 13 e 27 de janeiro 

Hor´ário: 15h

Inscrição: m.souto@museudaimigracao.org.br


Local: Museu da Imigração – na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo

Entrada: R$ 10 inteira. Aos sábados, a visitação é gratuita.

Mais informações, clique aqui

(*) Com Anba

Comentários

Leia Também