O filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, foi anunciado nesta quinta-feira (12/12) como um dos indicados ao prêmio Critics Choice Awards, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Além da película brasileira, também foram nominados o indiano Tudo Que Imaginamos Como Luz, o iraniano The Seed of the Sacred Fig, a produção francesa (mas interpretada em espanhol) Emilia Pérez e o filme de animação Flow, produzido pela Letônia.
A cerimônia de entrega deste prêmio será realizada no próximo dia 12 de janeiro de 2025, na cidade de Santa Monica, na Califórnia.
Ainda Estou Aqui é um filme baseado na história real de Eunice Paiva, personagem interpretado pela atriz Fernanda Torres, e mostra sua luta contra a ditadura militar, especialmente após a prisão do seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. A obra é baseada em livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens.
Além do Critics Choice Awards, o filme brasileiro também foi indicado ao Globo de Ouro, nas categorias Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Atriz de Drama, pela atuação de Fernanda Torres. Este prêmio anunciará seus vencedores no dia 5 de janeiro.
Oscar
As indicações ao Critics Choice Awards e ao Globo de Ouro fazem crescer as especulações de uma possível indicação da obra de Walter Salles aos prêmios Oscar, que deve anunciar sua lista de indicados somente no dia 17 de janeiro de 2025.
Antes disso, na próxima terça-feira (17/12), a Academia de Cinema de Los Angeles (responsável pelos prêmios Oscar) deve apresentar uma pré-lista de indicados, reduzindo o número de concorrentes em cada categoria.
Os prêmios Oscar serão entregues apenas em março de 2025.