O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles foram anunciado entre os indicados ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em língua estrangeira, nesta segunda-feira (09/12).
O anúncio foi feito pelos atores Mindy Kaling e Morris Chestnut e também inclui Vermiglio, de Maura Delpero; All We Imagine Light (Tudo Que Imaginamos Como Luz), de Payal Kapadia; Emilia Perez, de Jacques Audiard; The Girl With The Needle, de Magnus von Horn; e The Seed Of The Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof, na disputa pelo mesmo prêmio.
Com a maior bilheteria do pós-pandemia, a produção brasileira de Salles mostra a luta de uma mulher contra a ditadura militar e chegou a conquistar o prêmio de Melhor Roteiro da 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza, na Itália.
“Ainda Estou Aqui” conta a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres na juventude e Fernanda Montenegro na velhice), mãe de cinco filhos e cuja vida foi virada do avesso após o sequestro, prisão e desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pelo regime militar.
Além da indicação do longa, Torres, de 59 anos, também foi oficialmente indicada ao prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro, por sua atuação como Eunice Paiva.
Com a indicação, Torres torna-se a segunda brasileira a disputar um prêmio no Globo de Ouro, sendo que a primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, de 95 anos, indicada por seu trabalho no longa Central do Brasil, há 25 anos.
A atriz brasileira concorrerá ao prêmio ao lado de grandes nomes de Hollywood, como Angelina Jolie, pelo filme Maria; Nicole Kidman (Babygirl); Pamela Anderson (The Last Showgirl), Tilda Swinton (The Room Next Door) e Kate Winslet (Lee).
Em publicação nas redes sociais, Torres reconhece a nomeação enquanto se arrumava para uma sessão da obra em Londres.
“Gente, nomeada ao Golden Globe! Estou aqui no Glam, com [sua maquiadora] Rebeca, em Londres. Hoje tem sessão aqui…está uma loucura”.
“Beijos, inacreditável! E Walter, 25 anos depois dele com a minha mãe… realmente, a vida presta. Beijos!”, comemorou em seguida.
A cerimônia de premiação do Globo de Ouro será realizada no primeiro domingo de 2025, em 5 de janeiro, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
(*) Com Ansa