O Sesc Vila Mariana e a Editora Boitempo inauguram nesta quarta-feira (26/06), às 19h, a exposição “Lélia em nós: festas populares e amefricanidade”, inspirada na produção intelectual da autora e ativista brasileira pela igualdade racial Lélia Gonzalez e no seu livro Festas populares no Brasil (2024).
Com o objetivo de celebrar a cultura “amefricana”, ou seja, a identidade étnica dos povos negros na América, a mostra conta com pinturas, fotografias, instalações, documentos históricos, registros fonográficos da discoteca pessoal de Gonzalez, parte do acervo do Instituto Memorial Lélia Gonzalez (IMELG) e obras inéditas de artistas contemporâneos.
O evento segue os registros da pensadora em Festas populares no Brasil, único livro publicado em vida pela intelectual exclusivamente como autora. Como sua primeira edição foi em 1987 e não teve um lançamento oficial, a Boitempo resgata a obra para uma nova edição.
A mais recente publicação contém os textos da acadêmica sobre os laços indissociáveis entre Brasil e África por meio de manifestações populares como o Carnaval, Bumba-Meu-Boi, as Cavalhadas e festas afro-brasileiras, como as Congadas e o Maracatu, além de reunir mais de 100 imagens.
A exposição, que tem curadoria de Glaucea Britto e Raquel Barreto, vai até novembro e homenageia os 30 anos da morte de Gonzalez.
A organização do evento parte dos conceitos teóricos desenvolvidos pela pensadora. O próprio conceito de amefricanidade é “cunhado pela acadêmica em contraposição à ideia hegemônica de afro-americanidade para ultrapassar as limitações de caráter territorial, linguístico e ideológico e redimensionar a influência da diáspora atlântica para a formação das Américas do Sul, Central, do Norte e Insular”.
Assim, por meio de cinco eixos temáticos: o livro Festas populares no Brasil; Racismo e sexismo na cultura brasileira; Cumé que a gente fica?; Pele Negra, máscaras negras; Beleza Negra, ou: ora-yê-yê-ô; e De Palmares às escolas de samba, tamo aí!, a mostra “convida o público à compreensão do potencial da cultura popular afro-brasileira como tecnologia de identidade e resistência”.
Serviço:
Exposição Lélia em nós: festas populares e amefricanidade
Local: Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo)
Data: De 26 de junho a 24 de novembro de 2024
Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h; aos sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita