Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

A Associação Memória da Resistência Brasileira na França lançará uma exposição virtual nesta quinta-feira (03/07), com um acervo inédito de documentos produzidos em Paris sobre as atividades da diáspora brasileira engajada na luta pela democracia no exterior durante o período de 2016 a 2023.

A organização coletou e organizou os documentos que compõem a mostra. O trabalho de documentação busca preservar a memória das lutas democráticas de brasileiros em território francês.

Núcleo coordenador da Associação Memória da Resistência Brasileira na França

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O acervo reúne fotografias, vídeos, panfletos, newsletters, entrevistas e artigos publicados na imprensa. Todo o material poderá ser acessado gratuitamente pelo público.

O projeto, desenvolvido ao longo de quase três anos, foi viabilizado por meio de parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo. O conteúdo será apresentado em formato bilíngue, com versões em português e francês.

Registro das lutas políticas brasileiras na França
Núcleo coordenador da Associação Memória da Resistência Brasileira na França

Segundo o Núcleo coordenador da Associação Memória da Resistência Brasileira na França, a iniciativa fortalece o intercâmbio político-cultural entre os dois países, e defende que a preservação da memória das lutas por direitos civis constitui “um ato de resistência e um compromisso com o futuro”.

Apesar da mostra ser exclusivamente digital, em Salvador, a unidade Barra da instituição Aliança Francesa, que promove o idioma e cultura franceses no Brasil, inaugura uma exposição presencial no mesmo dia. Esta mostra física ficará aberta ao público até 3 de agosto.

A programação na capital baiana inclui ainda um evento na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho. No dia 29 de julho, às 19h, o espaço receberá uma sessão de curtas-metragens seguida de debate, encerrando as atividades relacionadas à exposição na cidade.

A mostra presencial em Salvador focalizará as ações de estudantes e mulheres feministas na resistência ao autoritarismo. Os documentos selecionados destacam o papel destes grupos nos movimentos de resistência.

Jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman em debate na Bourse du Travail em junho de 2019
Núcleo coordenador da Associação Memória da Resistência Brasileira na França

Serviço

Exposição virtual “Memória dos Movimentos de Resistência na França (2016–2023)”

Data: 3 de julho

Horário: A partir das 10h (horário de Brasilia)

Exposição presencial, em Salvador

Data: das 20h de 3 de julho até 3 de agosto

Programação na Casa da Rosa, em Salvador

Data: 29 de julho

Horário: 19h