A Itália realiza o primeiro concurso de gastronomia com flores. Ao todo, 41 cozinheiros e blogueiros apresentarão suas receitas, que devem levar o ingrediente principal, a flor, como elemento base, e não apenas como decoração.
Caídas em desuso, as flores comestíveis de hoje estão experimentando uma nova temporada e muitas empresas na região oeste da Ligúria estão transformando as produções em orgânicos e direcionando-as para o setor de alimentos.
A cozinha com flores, utilizada como ingrediente principal da preparação e não como um simples embelezamento da apresentação do prato, está em constante crescimento e tem atraído novos entusiastas.
A competição foi batizada de “Buon Appetito, Fiorellino” e a final ocorrerá no dia 5 de março, na Villa Ormond, em Sanremo.
Neste sábado (2/02), o júri da competição já começou a selecionar as 10 melhores receitas, etapa que dura até 15 de fevereiro.
Caberá a um júri de chefs e jornalistas especializados em comida e vinhos avaliar as três receitas que se enfrentarão na final.
A prova decisiva será composta por uma “caixa misteriosa” de flores que deverão ser utilizadas de improviso em uma receita executada ao vivo que ainda contará com a presença do público.
O vencedor receberá uma placa de lembrança, o prêmio “Libereso Guglielmi: a cozinha com flores”, além de produtos enogastronômicos da região e utensílios de uma das empresas patrocinadoras.
O concurso, que visa apresentar as flores realçando o aspecto gastronômico, é promovido pela Associação Italiana de Food Bloggers, pela CREA Sanremo, pela Fundação Villa Ormond de Sanremo, entre outras instituições locais.
Flickr
Ao todo, 41 competidores farão receitas com flores