Horas depois do filme Ainda Estou Aqui receber três indicações aos prêmios Oscar 2025, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou duas mensagens nas redes sociais comemorando o fato e parabenizando o cineasta Walter Sales e a atriz Fernanda Torres pela notícia.
Nesta quinta-feira (23/01), a obra foi anunciada como finalista em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional (em idioma não inglês) e Melhor Atriz, pela performance de Torres no papel de Eunice Paiva, personagem principal da película.
Em sua primeira mensagem, Lula disse que “a turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, Melhor Filme”.
“Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles”, acrescentou o presidente, em postagem publicada nas redes sociais.
A turma de “Ainda Estou Aqui” já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! 🇧🇷 Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles.
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2025
Na segunda mensagem, o mandatário ressaltou que “nunca antes na história o Brasil teve uma indicação de Melhor Filme ao Oscar e, hoje, entramos na disputa com Ainda Estou Aqui, que também concorre como Melhor Filme Internacional”.
“Sem falar na nossa querida Fernanda Torres como melhor atriz. Estamos orgulhosos e na torcida! O Brasil vai sorrir sim”, completou Lula.
Esta segunda postagem foi acompanhada por um vídeo no qual o presidente começa dizendo que “vocês se lembram que eu dizia que o bom do brasileiro é que ele não desiste nunca? Então, nós acabamos de provar isso”. Em seguida, lembrou das indicações recebidas pelo filme brasileiro.
O vídeo termina com Lula afirmando a Torres e Sales que “vocês orgulham o Presidente da República, que pode dizer: vocês são brasileiros e não desistem nunca. Parabéns!”.
Vocês viram? BRASIL TOTALMENTE INDICADO! 💫
Nunca antes na história o Brasil teve uma indicação de melhor filme ao Oscar e, hoje, entramos na disputa com “Ainda Estou Aqui”, que também concorre como melhor filme estrangeiro. 🎬
Sem falar na nossa querida Fernanda Torres como… pic.twitter.com/6tM40wIdi1
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2025
Leia também:
‘Ainda estou aqui’, de Marcelo Rubens Paiva: estamos condenados a esquecer?
Tradutora de ‘Ainda Estou Aqui’ elogia Fernanda Torres: ‘brilharia até com as piores legendas’
Lula comemora vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro: ‘orgulho do Brasil’
‘Ainda estou aqui’ e a hipocrisia burguesa
Indicações
Na categoria Melhor Filme, Ainda Estou Aqui disputará a estatueta com outros nove filmes: Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
Na disputa para Melhor Filme Internacional, o filme brasileiro participa ao lado de Emilia Pérez, Flow, A Garota da Agulha e A Semente do Fruto Sagrado.
A atriz Fernanda Torres concorre o prêmio de Melhor Atriz contra Cynthia Erivo (Wicked), Demi Moore (A Substância), Karla Sofia Gascón (Emilia Pérez) e Mikey Madison (Anora).
Os vencedores do Oscar 2025 serão conhecidos em cerimônia marcada para acontecer em Los Angeles, no próximo dia 2 de março.
Vale lembrar que a brasileira venceu o Globo de Ouro de 2025 na categoria Melhor Atriz de Drama, justamente por seu papel em Ainda Estou Aqui.