Putin afirma que BRICS impulsiona ‘enorme onda de crescimento’ no mundo
Além do presidente, ministro das Finanças russo destacou medidas que permitem aos países-membros da cúpula negociarem entre si sem obstáculos
O presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso neste domingo (06/07) na sessão plenária da 17ª cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro, Brasil. O líder do Kremlin declarou no evento, por videoconferência, que o grupo “se expandiu significativamente para incluir estados-chave na Eurásia, África, Oriente Médio e América Latina”.
Putin reforçou que os países do BRICS representam “não apenas um terço da área terrestre da Terra e quase metade da população do planeta, mas também 40% da economia mundial”. Também observou que o potencial político, econômico, científico, tecnológico e humano dos países juntos é “enorme”.
O líder russo especificou que o PIB combinado do BRICS, em termos de paridade de poder de compra, já atingiu US$ 77 trilhões, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2025. “Aliás, de acordo com este indicador, o BRICS supera significativamente outras associações, incluindo o G7”, onde esse índice para o mesmo período é equivalente a US$ 57 trilhões, segundo ele mesmo acrescentou.
Além disso, o presidente russo enfatizou que o processo de mudança da ordem econômica global continua ganhando força. “Todos nós vemos mudanças radicais ocorrendo no mundo. O sistema unipolar de relações internacionais, que servia aos interesses do chamado ‘bilhão de ouro’, está se tornando coisa do passado. Está sendo substituído por uma ordem mais justa e multipolar”, declarou.
“Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se tornando obsoleto. O foco da atividade empresarial está se deslocando para os mercados em desenvolvimento”, afirmou. Putin ainda acrescentou que “isso está impulsionando uma poderosa onda de crescimento até mesmo nos países do BRICS”.

Presidente russo enfatizou que o processo de mudança da ordem econômica global continua ganhando força
Aline Massuca/BRICS Brasil
Livre comércio
O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, destacou medidas que permitem que os países-membros do BRICS encontrem facilidades para negociar entre si sem obstáculos, em entrevista concedida à Sputnik Brasil.
O chanceler declarou que está sendo discutida a criação de um instrumento de garantia com base no Novo Banco de Desenvolvimento. “Nesse caso, criamos toda a infraestrutura financeira necessária para que as pessoas, os cidadãos dos nossos países, e os empresários possam, sem obstáculos, realizar suas transações e fazer negócios nos territórios do BRICS”, explicou.
Siluanov também revelou que a Federação Russa, quando começou a ser atingida pelas sanções, concentrou suas atenções nas pessoas, sobretudo nas famílias de menor renda.
Além disso, o ministro apontou que a nação também voltou as atenções para o setor de tecnologia e passou a desenvolver muitos produtos que antes importava.
(*) Com RT e Sputnik Brasil.