Rio terá ponto facultativo na segunda-feira devido à Cúpula do BRICS
Medida abrange somente órgãos públicos federais localizados no município e determina garantia da continuidade dos serviços essenciais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu ponto facultativo nesta segunda-feira (07/07) para os órgãos públicos federais localizados no município do Rio de Janeiro.
A decisão considera a agenda internacional da Cúpula do BRICS, realizada neste domingo (06/07) e na própria segunda-feira, na capital fluminense, com chefes de Estado e de governo dos países membros.
No entanto, o ponto facultativo não se aplica aos serviços públicos considerados essenciais, que devem manter o funcionamento normal.
Ver | Brasil usa BRICS para promover COP30 e soluções contra mudanças climáticas
Ver | Conselho Popular pressiona BRICS por integração social e tecnológica
A medida foi estabelecida na Portaria nº 5.405/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04/07).

Ponto facultativo no Rio durante a Cúpula do BRICS abrange somente órgãos públicos federais localizados no município
Cláudia Martini / Xinhua
BRICS
O BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bem como por outros membros recém-admitidos – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
O grupo representa um dos principais foros de articulação político diplomática dos países do Sul Global, com foco na cooperação em diversas áreas.
Desde 1º de janeiro, o Brics está sob a presidência rotativa do Brasil, guiada pelo lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
A duração do mandato brasileiro é um ano e se encerrará em 31 de dezembro de 2025.