O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde deste domingo (17/11) a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, no Rio de Janeiro, no âmbito da Cúpula do G20.
As autoridades discutiram a conclusão de um novo plano de ação para a parceria estratégica entre os dois países para o quinquênio. Segundo a Presidência brasileira, a conversa incluiu o tema da da Enel, que é uma empresa de capital mista com participação do Estado italiano.
O assunto foi com relação a “necessidade de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa, em especial em São Paulo”.
Tanto Lula quanto Meloni concordaram da necessidade da premiê italiana fazer uma nova visita em um futuro próximo ao Brasil, “promovendo um encontro empresarial entre os dois países”.
“A primeira-ministra Meloni lembrou que são 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, e, com isso, essa sua primeira viagem à América Latina não esgota a necessidade de uma nova visita ao Brasil”, disse o Planalto.
Já o governo de Meloni, segundo a agência de notícias italiana Ansa, disse que na reunião bilateral foi manifestado o desejo comum de continuar a trabalhar para “fortalecer a parceria entre Roma e Brasília”, identificando os setores prioritários nos quais concentrarão a atenção, como o econômico-comercial, e aproveitando a presença histórica da grande comunidade italiana no Brasil.
“A Itália é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Europa, e o encontro reforça os laços históricos e culturais entre as duas nações”, diz uma publicação divulgada no perfil do governo brasileiro, acompanhada de um vídeo no qual Meloni e Lula aparecem se cumprimentando.
O encontro foi realizado um dia antes do início da Cúpula do G20, que acontecerá até o próximo dia 19 de novembro e onde a premiê italiana abordará a segurança alimentar, o combate à pobreza, a transição energética e o desenvolvimento sustentável.
Leia a nota do Palácio do Planalto na íntegra:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Rio de Janeiro, neste domingo (17), a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, na véspera da reunião do G20.
O presidente Lula explicou as prioridades da presidência brasileira no G20 e convidou Meloni para, após sua participação no G20, fazer uma nova visita em um futuro próximo ao Brasil, promovendo um encontro empresarial entre os dois países.
A primeira-ministra Meloni lembrou que são 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, e, com isso, essa sua primeira viagem à América Latina não esgota a necessidade de uma nova visita ao Brasil.
Meloni lembrou que as empresas italianas tem planos de investir no Brasil 40 bilhões de euros, e falou sobre atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre os dois países.
Os dois chefes de estado também conversaram sobre o tema da Enel, que é uma empresa de capital mista com participação do estado italiano, e a necessidade de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa, em especial em São Paulo.
Participaram da reunião os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Agricultura, Carlos Fávaro, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também participou o assessor especial, Celso Amorim.
(*) Com Ansa.