O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (16/11), no Rio de Janeiro, a realização do G20 Social nas próximas reuniões anuais do bloco. A fala ocorreu durante encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
“Falei ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que vamos dialogar com as próximas sedes do G20 para que adotem como prática a realização do G20 Social, ouvindo as demandas dos movimentos sociais e da sociedade civil”, escreveu o petista na rede social X.
A mensagem é acompanhada por um vídeo no qual o presidente brasileiro afirma ter convidado o seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para participar da cerimônia de encerramento da cúpula social para “motivá-lo a fazer o G20 Social” no próximo ano, tendo em vista que o país é a próxima sede.
Em nota, a Presidência da República informou que Lula e o secretário-geral conversaram sobre o G20 Social, a programação da Cúpula do G20, o andamento da COP29 e as negociação sobre clima e meio ambiente que acontecem em Baku (Azerbaijão), em paralelo às atividades do G20.
G20 Social
Pela primeira vez, está sendo realizado o G20 Social para possibilitar a participação da sociedade civil organizada nas discussões do bloco, que reúne as maiores economias, a União Europeia e a União Africana.
A África do Sul, que será a sede da reunião do G20 em 2025, já confirmou que repetirá a realização do G20 Social.
Mais cedo, foi aprovado, neste sábado, o documento final da reunião do G20 Social de 2024. A declaração foi entregue aos presidentes do Brasil e da África do Sul.
(*) Com Ansa e Agência Brasil.