Sexta-feira, 16 de maio de 2025
APOIE
Menu

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, considerou que sua demonstração de apoio à primeira-dama Janja da Silva, que xingou o bilionário Elon Musk durante um debate sobre desinformação no Cria G20, tomou uma “dimensão maior do que efetivamente existe”. 

Questionado pela imprensa em coletiva realizada nesta segunda-feira (18/11), após o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Teixeira negou que o episódio tenha gerado qualquer crise diplomática entre países, ao afirmar que a questão já está “superada”.

Em relação à repercussão negativa gerada pelos internautas sobre a postura de Janja no evento, a autoridade brasileira atribuiu tal comportamento à tendência de ataques que as mulheres que exercem cargos políticos costumam receber no Brasil.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Eu já trabalhei com várias mulheres no governo. Comecei a trabalhar com Luiza Erundina, em seguida Marta Suplicy, depois fui líder quando a Dilma foi presidenta”, afirmou. “Acho que o Brasil é cruel com as mulheres”.

Nesse sentido, o ministro disse que seu posicionamento apenas refletiu sua solidariedade diante de uma mulher que estava enfrentando críticas.

“Se fosse um homem não ia ter a mesma repercussão. Está superado. De forma nenhuma vai criar algum problema diplomático. Tem que virar a página desse tema”, concluiu.

Opera Mundi
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, defendeu a primeira-dama Janja da Silva, que xingou o bilionário Elon Musk durante um debate sobre desinformação no Cria G20
Entenda o caso

Durante um debate sobre a necessidade de regulamentação das redes sociais e combate às fake news no Cria G20, no último sábado (16/11), a primeira-dama Janja da Silva xingou Elon Musk, dono do X, que tem sido acusado de manipular o conteúdo das mídias em prol de interesses políticos. 

“Não tenho medo de você. Fuck you, Elon Musk”, disse Janja que, numa tradução literal, seria “vai se f*, Elon Musk”.

Não demorou para o bilionário reagir. Por meio de sua plataforma, escreveu que “eles vão perder as eleições em breve”, em resposta a uma publicação com o vídeo de Janja.

Momentos depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citar nomes, realizou uma declaração apaziguadora ao afirmar que “esta é uma campanha que a gente não tem que ofender ninguém”. A fala foi relacionada à troca de ofensas entre a primeira-dama e Musk.

“Esta é uma campanha que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. A gente tem que só indignar a sociedade”, disse o mandatário no palco do Festival Aliança Global: Pro dia nascer feliz, na presença de Janja, da atual ministra da Cultura Margareth Menezes, e do cantor Gilberto Gil.

No domingo (17/11), o ministro Paulo Teixeira defendeu a postura de Janja em publicação no X.

“A verdade é que a Janja falou o que estava preso nas nossas gargantas. Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional”, disse o ministro.