Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, condenou o genocídio cometido por Israel contra o povo palestino residente na Faixa de Gaza. A fala foi exclusiva durante a entrevista do líder cubano ao jornalista Breno Altman, que será lançada nesta quinta-feira (19/06), às 11h, no canal do YouTube de Opera Mundi.

A declaração tem como contexto uma pergunta de Altman sobre como a ilha lidou com os protestos realizados por estudantes cubanos meses atrás, e o mandatário respondeu que “houve um debate intenso, houve uma insatisfação, mas também houve muita explicação e houve correção (de medidas sobre o acesso a internet), tivemos que fazer ajustes e dissemos (aos estudantes) que o resultado não é o que queríamos, mas é o que podemos fazer por agora, para não termos que desistir do que queremos no futuro”.

Após dizer que o governo lidou com os protestos negociando com os movimentos sociais, Díaz-Canel ressaltou que a solução cubana “está longe de ser o caminho pelo qual hoje, nos Estados Unidos, estão sendo tratadas as reivindicações dos estudantes universitários, que com todo o sentido de humanismo protestam em suas universidades nos Estados Unidos contra o genocídio que o governo dos Estados Unidos apoia, e que é feito por Israel na Faixa de Gaza contra o povo palestino, que é um ato de genocídio”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“[A ação de Israel em Gaza] é um ato de extermínio de uma população toda”, acrescentou o mandatário cubano.

Vale lembrar que as operações militares israelenses na Faixa de Gaza, iniciadas no dia 7 de outubro de 2023, já causaram a morte direta de mais de 55 mil palestinos.

Ademais, estudos científicos estimam que as mortes indiretas – não as causadas pelos bombardeios e ataques terrestres, mas pela fome e falta de água e insumos médicos gerada pelo bloqueio da ajuda humanitária que Tel Aviv também impõe ao enclave – poderia multiplicar por três o número total de vítimas.

A entrevista completa de Miguel Díaz-Canel com Breno Altman irá ao ar nesta quinta-feira (19/06), às 11h, em edição especial do programa 20 MINUTOS, no canal de YouTube de Opera Mundi.