Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Podcasts
Diplomacia

Após posse de Arce, Caracas reassume comando da embaixada venezuelana na Bolívia

Encaminhar Enviar por e-mail

Relações haviam sido rompidas durante governo golpista de Áñez e serviços consulares ocupados por representantes de Guaidó

Redação Opera Mundi

São Paulo (Brasil)
2020-11-09T19:55:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

O governo da Venezuela retomou nesta segunda-feira (09/11) as atividades diplomáticas na embaixada do país em La Paz, na Bolívia. O ato marca o primeiro passo para o restabelecimento das relações entre as duas nações após a posse do presidente Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS).

As relações da Bolívia com Caracas foram rompidas pelo governo golpista de Jeanine Áñez, ex-senadora de extrema direita que assumiu o comando do país após o golpe de Estado que forçou a renúncia de Evo Morales. Na noite do golpe, em 10 de novembro de 2019, a então embaixadora da Venezuela em La Paz, Crisbeylee González, chegou a denunciar que a sede havia sido tomada por "encapuzados".

Durante a gestão de Áñez, os serviços consulares venezuelanos no país foram ocupados por representantes de Juan Guaidó, deputado venezuelano que se autoproclamou presidente da Venezuela e que foi reconhecido pelo então governo boliviano.

Nesta segunda, após a posse de Arce que ocorreu neste domingo (08/11), o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, esteve na embaixada em La Paz e realizou, acompanhado de apoiadores e funcionários venezuelanos, um ato de recuperação da sede diplomática.

O chanceler retirou um retrato de Guaidó e o substituiu por um quadro do libertador Simón Bolívar. Uma pintura do ex-presidente Hugo Chávez também foi fixada em uma das paredes da embaixada. 

"É com grande orgulho que informamos que Chávez e Bolívar retornaram à missão diplomática venezuelana na Bolívia. [Golpistas] não voltarão!", disse pelo Twitter a Chancelaria venezuelana. 

#VIDEO | Con gran orgullo informamos que volvió Chávez y Bolívar a la misión diplomática de Venezuela en Bolivia. ¡No volverán! pic.twitter.com/fgxLRjLces

— Cancillería Venezuela 🇻🇪 (@CancilleriaVE) November 9, 2020


Reprodução
Chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, pendurou quadro de Hugo Chávez e Símon Bolívar ao recuperar sede diplomática

Ainda na sede diplomática, Arreaza declarou que foi "recuperado o que é do povo venezuelano e do povo boliviano" e afirmou que a sede havia sido "apreendida por um governo ditatorial, que permitiu a entrada daqueles que buscam usurpar o governo da Venezuela".

"Aqui entraram pela força. Aqui entraram de forma violenta. E nós, de forma pacífica, [recuperamos], graças à paciência estratégica do presidente Nicolás Maduro, do povo boliviano e dessa avalanche de votos que deram a vitória ao MAS, Luis Arce e David Choquehuanca estamos aqui retomando o que é do povo", afirmou.

#VIDEO | Desde nuestra embajada en #Bolivia, el Canciller Jorge Arreaza retoma funciones diplomáticas acompañado por la embajadora valiente Cris González @krismaniwa y el próximo embajador en Bolivia, Alexander Yánez @alexanderyd2030.
¡Buenos tiempos vienen para #Bolivia! pic.twitter.com/9LvpC280Wz

— Cancillería Venezuela 🇻🇪 (@CancilleriaVE) November 9, 2020

Do lado de fora da sede diplomática, organizações de povos originários realizaram um ritual chamado “K’oa” para "limpar espiritualmente" a embaixada, a fim de "retirar energias ruins e abençoar a nova gestão". 

#EnFotos 📸 | En la sede diplomática de Venezuela en #Bolivia hermanos indígenas Amauta realizan el ritual Q'oa una limpieza espiritual para alejar las malas energías y bendecir la nueva gestión. 🇻🇪❤️🇧🇴✊#VenezuelaDigital2020 pic.twitter.com/L8TEupqaq7

— Cancillería Venezuela 🇻🇪 (@CancilleriaVE) November 9, 2020

No domingo (08/11), o presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou que o novo embaixador do país na Bolívia será o vice-chanceler Alexandre Yánez. O mandatário ainda afirmou que já solicitou ao novo governo boliviano a nomeação de um correspondente para a Venezuela.

"Os golpistas atacaram, usurparam e saquearam a sede da embaixada. Hoje estamos recuperando a embaixada e a residência oficial, com o novo embaixador. Solicitei o correspondente de acordo com os protocolos diplomáticos e estamos avançando", disse.

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Coronavírus

Coronavírus na África: siga, com mapas e gráficos, a situação da pandemia no continente

Encaminhar Enviar por e-mail

Em mapas e gráficos interativos, é possível acompanhar a evolução da pandemia da covid-19 nos países africanos

Redação Opera Mundi

São Paulo (Brasil)
2021-02-26T22:00:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Em mais um recurso para a cobertura da pandemia do novo coronavírus, Opera Mundi selecionou mapas e gráficos elaborados pelo site Our World in Data, um projeto vinculado à Universidade de Oxford, no Reino Unido, pelo qual é possível acompanhar as últimas atualizações da covid-19 na África.

Os gráficos e mapas estão em inglês e têm uma defasagem máxima de 24 horas. Os dados que os alimentam são coletados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Europeia.

Passe o mouse ou clique nas linhas para ver os números. Você também pode obter informações de cada país passando o mouse dentro do mapa. Se você quiser assistir a uma animação que mostra as evoluções, basta clicar no símbolo de play ( ) no pé de cada gráfico.


Corrida da vacina: quais países já começaram a imunizar contra a covid-19?


É possível acompanhar a situação do Brasil durante a pandemia com gráficos e mapas aqui. A evolução da pandemia a nível global está disponível aqui.

Antes, abaixo, você vê a tradução do nome dos países do inglês para o português. Arraste a tabela para o lado, se precisar:

InglêsPortuguêsInglêsPortuguês
AlgeriaArgéliaLiberiaLibéria
AngolaAngolaLibyaLíbia
BeninBenimMadagascarMadagascar
BotswanaBotswanaMalawiMalawi
Burkina FasoBurkina FasoMaliMali
BurundiBurundiMauritaniaMauritânia
Cabo VerdeCabo VerdeMauritiusMaurícia
CameroonCamarõesMoroccoMarrocos
Central African RepublicRep. Centro-AfricanaMozambiqueMoçambique
ChadChadeNamibiaNamíbia
ComorosIlha de ComoresNigerNíger
Congo, Dem. Rep. of theRep. Democr. do CongoNigeriaNigéria
Congo, Republic of theRepública do CongoRwandaRuanda
Cote d'IvoireCosta do MarfimSao Tome and PrincipeSão Tomé e Príncipe
DjiboutiDjiboutiSenegalSenegal
EgyptEgitoSeychellesIlhas Seychelles
Equatorial GuineaGuiné EquatorialSierra LeoneSerra Leoa
EritreaEritreiaSomaliaSomália
EswatiniEswatiniSouth AfricaÁfrica do Sul
EthiopiaEtiópiaSouth SudanSudão do Sul
GabonGabãoSudanSudão
GambiaGâmbiaTanzaniaTanzânia
GhanaGanaTogoTogo
GuineaGuinéTunisiaTunísia
Guinea-BissauGuiné-BissauUgandaUganda
KenyaQuêniaZambiaZâmbia
LesothoLesotoZimbabweZimbábue


Novos casos

Neste mapa, você vê quantos novos casos já foram confirmados no continente africano. Passe o mouse ou clique em cada país (se você estiver no celular) para ver o número.

Evolução de casos

Por este gráfico, é possível acompanhar a evolução dos casos nos países onde há dados disponíveis.

Casos em comparação com outros continentes

Neste gráfico, você consegue comparar a quantidade de casos na África com outros continentes. É possível analisar os números africanos em relação aos da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.

Número de mortes

Neste mapa, você vê o número total de mortos por covid-19 na África. Até o momento, países da região norte lideram em número de vítimas. Passe o mouse ou clique em cada país (se você estiver no celular) para ver o número.

Evolução de mortes

Por este gráfico, é possível acompanhar a evolução das mortes nos países onde há dados disponíveis.

Mortes por milhão de habitantes

Neste gráfico, você consegue acompanhar a quantidade de mortes em decorrência do novo coronavírus em proporção para cada milhão de habitantes do continente. (Tradução: x.x deaths por million = x.x mortes por milhão)

Mortes em comparação com outros continentes

Neste gráfico, você consegue comparar a quantidade de mortes por covid-19 na África com outros continentes. É possível analisar os números africanos em relação aos da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.

Curva de casos

O gráfico logarítmico abaixo mostra como a curva de casos confirmados na África está evoluindo, ao mesmo tempo, a compara com alguns dos países mais afetados pelo coronavírus do mundo.

Este gráfico contém outros países que não estão na África para efeito de comparação (United States = Estados Unidos; Spain = Espanha; Italy = Itália; Brazil = Brasil).

Curva de mortes

O gráfico logarítmico abaixo mostra como a curva de mortes por coronavírus confirmadas da África está evoluindo, ao mesmo tempo, a compara com alguns dos países mais afetados pelo coronavírus do mundo. 

Este gráfico contém outros países que não estão na África para efeito de comparação (United States = Estados Unidos; Spain = Espanha; Italy = Itália; Brazil = Brasil)


Saúde

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Rua Rui Barbosa, 381 - Sala 31
São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 3012-2408

  • Contato
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Expediente
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados