O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou a discussão entre os seus homólogos dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na última sexta-feira (28/02), como “uma cena grotesca e desrespeitosa”.
O mandatário brasileiro opinou sobre o assunto em uma declaração concedida à imprensa no Uruguai, no último sábado (01/03), onde acompanhou a cerimônia de posse do novo presidente do país, Yamandù Orsi.
“Eu sinceramente não sou diplomata, mas acredito que desde que a Terra e a diplomacia foram criadas, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa”, afirmou Lula.

Lula opinou sobre o assunto em declaração concedida à imprensa no Uruguai
O mandatário acrescentou que Zelensky foi “humilhado” por Trump e que a União Europeia saiu “prejudicada” pelo discurso do ucraniano. Lula ainda revelou que conversou sobre o ocorrido com Franz-Walter Steinmeier, presidente da Alemanha, também no Uruguai para a posse de Orsi.
O desentendimento no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, ocorreu no fim da reunião entre os líderes. Ela acabou de forma repentina, após o republicano gritar com o colega e criticá-lo ao vivo diante de câmeras de televisão. O magnata ainda acusou Zelensky de “brincar com a Terceira Guerra Mundial” e “com a vida de milhões de pessoas” ao evitar um acordo de paz com a Rússia.
A discussão entre os líderes foi no âmbito de um encontro para assinatura de um acordo para que os Estados Unidos possam explorar minerais na Ucrânia.
(*) Com Ansa