Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou nesta sexta-feira (05/07) o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, que chegou ao cargo após a vitória sobre os Conservadores nas eleições legislativas. 

“Quero saudar Keir Starmer, novo primeiro-ministro eleito do Reino Unido pelo Partido Trabalhista. Desejo um ótimo mandato”, escreveu o mandatário brasileiro por meio das redes sociais. 

Campanha ‘Free Palestina’

“Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, completou ao publicar uma foto com Starmer durante a COP28 em Dubai, em dezembro passado. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Lula/Twitter
Lula desejou “um ótimo mandato” a Starmer
Eleições vencidas pelos Trabalhistas 

Starmer recebeu oficialmente nesta sexta-feira (05/07) do rei Charles III o encargo de formar um novo governo no Reino Unido, após a vitória avassaladora de seu partido nas eleições legislativas da última quinta-feira (04/07). 

Com isso, foi nomeado novo primeiro-ministro do Reino Unido e disse, durante o primeiro discurso, que o país “está pronto para a mudança” e promete um governo de “renovação nacional”. A eleição de Starmer representa o retorno do Partido Trabalhista ao poder no país após 14 anos. O último premiê trabalhista do Reino Unido foi Gordon Brown, que deixou o cargo em 2010.

Até o momento, o Partido Trabalhista obteve 412 dos 650 assentos na Câmara dos Comuns, mais que o dobro do último pleito, em 2019.

Já o Partido Conservador, do agora ex-premiê Rishi Sunak, viu sua bancada minguar de 365 para apenas 121 cadeiras em cinco anos, penalizado pelo caos do Brexit e pelos recorrentes escândalos dos últimos governos, incluindo o “Partygate” de Boris Johnson na pandemia de covid-19.

Sunak, que renunciou nesta manhã, governava desde outubro de 2022. Essa é a segunda renúncia de um premiê sob o reinado do filho de Elizabeth II, juntando-se a Liz Truss, que chefiou o governo por menos de dois meses.

(*) Com Ansa