O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta sexta-feira (29/11), o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, em sua primeira viagem internacional após vencer a eleição no país no último domingo (24/11).
“Recebi o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, em sua primeira viagem internacional após vencer as eleições deste ano. Reforcei nosso compromisso e parceria com o povo uruguaio. Parabéns pela vitória. Nossos países continuarão trabalhando juntos”, afirmou o mandatário brasileiro por meio das redes sociais.
Recebi o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, em sua primeira viagem internacional após vencer as eleições deste ano. Reforcei nosso compromisso e parceria com o povo uruguaio. Parabéns pela vitória, @OrsiYamandu. Nossos países continuarão trabalhando juntos. 🇧🇷🇺🇾 https://t.co/rFu92jT5G9 pic.twitter.com/QpXt2EcQ8a
— Lula (@LulaOficial) November 29, 2024
Por sua vez, o político uruguaio progressista afirmou que “é uma honra ter visitado” Lula. “Intercâmbio agradável sobre a agenda global e regional que impacta diretamente o trabalho e a produção. O Brasil e sua economia são muito importantes para o desenvolvimento do nosso país. Obrigado por me receber”, declarou após o encontro.
Es un honor haber visitado al presidente @LulaOficial . Grato intercambio sobre la agenda global y de la región que impactan directamente en el trabajo y la producción. Brasil y su economía son muy importantes para el desarrollo de nuestro país. Gracias por recibirme. pic.twitter.com/rh8iYDADCF
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) November 29, 2024
A reunião entre Lula e Orsi tratou das relações bilaterais e sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, que pode ser assinado em breve. Segundo Orsi, a situação das negociações com os europeus será analisada na próxima Cúpula do Mercosul, na semana que vem, em Montevidéu, capital do Uruguai.
“Somos otimistas, como Mercosul e como região, somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, disse o uruguaio em declaração à imprensa na saída da reunião, no Palácio do Planalto.
Para ele, a relação entre os países sul-americanos precisa ser “mais forte do que nunca” diante de um mundo convulsionado, sob “intensas mudanças” e com “alto grau de imprevisibilidade”.
De acordo com nota da Presidência, durante o encontro, Lula se declarou feliz pelo processo democrático uruguaio e com a eleição de Orsi.
O candidato da coligação de esquerda Frente Ampla venceu o segundo turno das eleições presidenciais em uma vitória que marca a volta ao poder do partido liderado pelo ex-presidente uruguaio José Mujica, amigo pessoal de Lula.
Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do atual presidente do país, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito. “Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse.
Lula foi o primeiro líder a parabenizar Orsi pela vitória eleitoral no Uruguai. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu o mandatário brasileiro na ocasião.
(*) Com Agência Brasil