O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (27/02) que o restabelecimento da diplomacia com os Estados Unidos servirá para a solução de “problemas sistêmicos” no mundo.
“Há uma determinação recíproca de trabalhar pela restauração das relações entre os países, uma solução gradual para o colossal acúmulo de problemas sistêmicos e estratégicos na arquitetura mundial”, declarou em uma reunião de altos funcionários do Serviço Federal de Segurança da Rússia.
Putin adicionou que a comunicação inicial com o governo dos EUA “inspira certas esperanças”. Em sua opinião, o país sob o governo de Donald Trump demonstra “uma visão realista das coisas e abandona muitos estereótipos” que identificou como “regras e clichês ideológicos messiânicos de seus antecessores, que foram as razões que levaram à crise de todo o sistema de relações internacionais”.
Os comentários de Putin foram realizados no mesmo dia em que as delegações da Rússia e dos Estados Unidos se reuniram em Istambul, capital da Turquia, para debater assuntos de suas embaixadas que serão reabertas tanto em Moscou quanto em Washington.
Segundo a agência de notícias russa Tass, as negociações sobre questões de trabalhos dos prédios diplomáticos duraram seis horas e meia e terminaram “sem comentários para a imprensa”.

Putin afirmou que comunicação inicial com governo dos EUA “inspira certas esperanças”
“Moscou espera que a reunião deixe claro o quão capazes as partes são de avançar de forma rápida e eficaz em termos de retomada da operação normal das embaixadas dos dois países”, afirmou a imprensa.
Segundo o agência turca Anadolu, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou que a reunião serviria para discutir “problemas sistemáticos que se acumularam durante a administração anterior [de Joe Biden 2021-2025]”.
A reunião ocorreu após o encontro das delegações em Riad, capital da Arábia Saudita, em 18 de fevereiro. Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov disse que ambos os lados chegaram a um acordo sobre a rápida nomeação do embaixador russo nos EUA e do embaixador dos EUA na Rússia, bem como sobre a remoção de obstáculos de longa data ao trabalho das missões diplomáticas russas.
Nas semanas decorrentes da posse de Donald Trump nos EUA, os contatos entre a Rússia e os Estados Unidos se intensificaram. Em 12 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin e Trump falaram ao telefone, marcando a primeira conversa entre mandatários russo e norte-americano desde fevereiro de 2022. Na conversa que durou quase uma hora e meia, os presidentes discutiram o restabelecimento das relações diplomáticas e a guerra na Ucrânia, concordando em iniciar as negociações pelo fim do conflito.
(*) Com Tass e informações da Anadolu