O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou para uma “iminente guerra regional no Oriente Médio, durante sua participação, nesta segunda-feira (09/09), de uma reunião junto a representantes do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, realizado em Riad, capital da Arábia Saudita.
“O Oriente Médio está à beira de uma guerra regional e a nossa responsabilidade comum é evitar que isso aconteça”, afirmou o chanceler russo, durante sua intervenção na cúpula com os países do golfo.
Lavrov também disse que “a Rússia está tentando dialogar com todas as partes envolvidas nos conflitos que estão vigentes na região”, e que considera a questão da Palestina como tema crucial para se chegar à estabilidade na região.
“Se não for encontrada uma solução definitiva para o conflito entre Israel e Palestina, o Oriente Médio não será capaz de se desenvolver de forma estável”, vaticinou o diplomata russo.
Em outro momento de sua intervenção, Lavrov pediu aos países do golfo para que refletissem sobre o papel dos países do Ocidente nas crises que ocorrem na região, e especialmente no atual cenário que se vive hoje na Faixa de Gaza e no aumento da confrontação entre Israel e Irã.
“O Ocidente tem se mostrado incapaz de oferecer paz à região, e sua ação tem provocado uma maior deterioração da situação militar e política em toda a região”, comentou o chanceler russo.
Além da sua participação na cúpula dos estados árabes do Golfo, Lavrov teve reuniões bilaterais com outros chanceleres presentes, incluindo o brasileiro Mauro Vieira, que também está em Riad como convidado do evento.
Também houve encontros bilaterais do chefe da diplomacia russa com o secretário geral da entidade, Jassim al-Budeiwi, e com os chanceleres da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan, e dos Emirados Árabes, Abdullah Bin Zayed.