‘O Nobel da paz para Lula!’, diz jornal Francês

Jornal francês l’Humanité destaca em sua reportagem de capa a campanha para tornar o ex-presidente Lula Nobel da Paz que já conta com mais de 500 mil apoiadores

Redação

São Paulo (Brasil)

A edição do jornal francês l’Humanité que chegou às bancas nesta terça-feira (29/01) traz em sua reportagem de capa uma campanha dedicada a tornar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o próximo Nobel da Paz. 

Com uma foto de Lula estampada na capa acompanhada da frase “O Nobel da paz para Lula”, a publicação afirma que quase meio milhão de pessoas já assinaram a petição para que o ex-presidente seja contemplado com a premiação. 

Na matéria que inspirou a capa, o jornal destaca que Lula atualmente é “prisioneiro político” e foi o responsável por um programa de erradicação da fome no Brasil, o programa Fome Zero. 

A campanha que considera Lula um exemplo mundial da luta contra a pobreza começou por meio de uma petição lançada pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1980, o artista argentino Adolfo Pérez Esquivel. Segundo Pérez, a justificativa para a campanha por Lula é que a fome “é um flagelo e um crime contra as vítimas da pobreza e da marginalização, privadas de vida e esperança por gerações. Por esta razão, se um governo nacional se tornar um exemplo global da luta contra a pobreza e a desigualdade, contra a violência estrutural que nos aflige como humanidade, deve ser reconhecido por sua contribuição à paz na humanidade.”

De acordo com a reportagem publicada pelo l’Humanité, entre as cerca de 500 mil assinaturas figuram o nome de apoiadores como a socióloga e ativista Angela Davis, o ator Danny Glover e o lingüista Noam Chomsky.

A matéria sai as vésperas do término do prazo para indicação de candidaturas ao comitê do Nobel que vai até a próxima quinta-feira (31/01). 

Os nomes para concorrer ao prêmio podem ser indicados por parlamentares e ministros, os chefes de estado, os membros da Corte Internacional de Justiça em Haia e da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, ou professores, reitores e diretores de universidades.

Confira a matéria em francês aqui.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Jornal francês l’Humanité destaca em sua reportagem de capa a campanha para tornar o ex-presidente Lula Nobel da Paz

Comentários