O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse nesta quinta-feira (07/01) que o episódio da invasão ao Capitólio por manifestantes pró-Trump na tarde desta quarta-feira (06/01) são provas da fragilidade da democracia ocidental.
“O que vimos nos Estados Unidos nesta quarta à noite realmente mostrou quão frágil e flexível é a democracia ocidental e quão fracos são seus fundamentos”, afirmou.
Rouhani fez críticas ao “populismo” de Donald Trump, declarando que, “apesar de todo o progresso da ciência e da indústria”, foi possível enxergar como um “populista assumiu o cargo e os danos que causou ao próprio país”.
“[Trump] manchou a reputação e credibilidade de seu país. Ele perturbou as relações dos EUA com o mundo inteiro e infringindo muitos danos à nossa região, à Palestina, Síria e Iêmen”, disse o mandatário.
O iraniano ainda expressou estar esperançoso de que o próximo governo tome como lição o episódio desta quarta. Segundo o presidente, os democratas eleitos devem fazer as “pazes” e retomar a posição de “razão, lei e compromisso em benefício deles próprios e do mundo”.
Hamed Malekpour/Tasnim
Hassan Rouhani afirmou que Trump ‘manchou a reputação e credibilidade’ dos Estados Unidos