A vice-presidente dos Estados Unidos e pré-candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris, defendeu a necessidade de respeitar a vontade do povo nas “históricas eleições presidenciais” realizadas neste domingo (28/07) na Venezuela.
“Os Estados Unidos apoiam o povo da Venezuela que expressou a sua voz nas históricas eleições presidenciais de hoje. A vontade do povo venezuelano deve ser respeitada. Apesar dos muitos desafios, continuaremos trabalhando em prol de um futuro mais democrático, próspero e seguro para o povo da Venezuela”, afirmou Kamala em rede social.
The United States stands with the people of Venezuela who expressed their voice in today’s historic presidential election. The will of the Venezuelan people must be respected. Despite the many challenges, we will continue to work toward a more democratic, prosperous, and secure…
— Vice President Kamala Harris (@VP) July 28, 2024
A declaração foi dada no âmbito do encerramento da votação na Venezuela, que começou às 6h pelo horário local (7h no horário de Brasília). O resultado eleitoral deste domingo define, de um lado, a continuidade do processo bolivariano representado por Nicolás Maduro e, do outro, a oposição com vários candidatos, dentre os quais se destaca a figura de Edmundo González Urrutia.
Após a desistência do presidente norte-americano Joe Biden à candidatura de reeleição pela Casa Branca, o democrata expressou endosso à vice para a continuidade de seu “legado” contra o republicano Donald Trump. Desde então, as declarações de Kamala ganharam peso diante do processo eleitoral dos Estados Unidos, nas eleições que serão realizadas em menos de quatro meses, em novembro.