Sábado, 17 de maio de 2025
APOIE
Menu

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (08/08) que a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) do país retirará de circulação a rede social X durante 10 dias.

“A rede social que se chamava Twitter, X, pertence a Elon Musk e violou todas as suas regras. Na Venezuela existe uma lei e vamos aplicá-la. Por isso, assinei a proposta da Conatel”, disse Maduro.

Neste intervalo, segundo o presidente, deve ser estabelecida uma medida administrativa definitiva sobre o funcionamento da rede social no país.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Chega de tentar semear a violência, o ódio, chega de atacar a Venezuela. Temos que derrotar o golpe de Estado cibernético, fascista e criminoso”, comentou.

Prensa Presidencial/X
“Chega de tentar semear a violência, o ódio, chega de atacar a Venezuela. Temos que derrotar o golpe de Estado cibernético, fascista e criminoso”, discursou Maduro frente à manifestação chavista

O mandatário tomou a decisão após acusar o dono da plataforma de “ataque cibernético à sua reeleição”, declarada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) com 51,2% dos votos na eleição presidencial de 28 de julho – resultado rejeitado pela oposição, que autodeclarou-se vencedora.

Maduro ainda acusou o bilionário de financiar “a violência que se desenrola no país”, ao lado dos “Estados Unidos, dos narcotraficantes colombianos e pela extrema direita global”, referindo-se aos protestos violentos convocados pela oposição liderada por María Corina Machado e o ex-candidato da Plataforma Unitária, Edmundo González.

“Agora os bloqueamos, porque fazem o que querem. Algum dia, mais cedo ou mais tarde, nascerão as novas redes sociais venezuelanas e nos libertaremos dessas pessoas”, discursou diante de uma manifestação chavista.

O anúncio acontece três dias após Maduro romper relações com o serviço de mensagens WhatsApp, após garantir que a plataforma está sendo utilizada para ameaçar o seu país.

Em janeiro passado, Musk já havia retirado do perfil de Maduro o selo cinza, rótulo usado pela plataforma para identificar contas atribuídas a uma organização ou autoridade governamental/multilateral. O mesmo foi feito com o perfil da imprensa presidencial da Venezuela. Na época, o empresário já acusava o presidente venezuelano de fraude eleitoral.

Desde então, a conta do mandatário no X possui o selo azul, que funciona apenas como uma verificação de aquele perfil pertence a ele mesmo.

(*) Com Ansa e Sputnik